Notícias Notícias

Voltar

Enfermeiras do HUSM participam de curso de Aprimoramento no Rio de Janeiro

Projeto ApiceON

Enfermeiras do HUSM participam de curso de Aprimoramento no Rio de Janeiro

 

Duas enfermeiras obstétricas da maternidade do Hospital Universitário de Santa Maria - Lígia Maria Terra Fontella e Elisa Sampaio Von Muhlen - participam de Curso de Aprimoramento em maternidades do Rio de Janeiro e Niterói.

Durante duas semanas, em fevereiro, as profissionais trabalham imersas na rotina das maternidades Carmela Dutra e Alzira Reis com o objetivo de vivenciar a prática da obstetrícia em campos de prática com modelos de gestão diferenciada, aberta e coletiva. O objetivo do curso é proporcionar um ambiente de troca de experiências entre as aprimorandas, preceptores e gestores do serviço, identificando experiências exitosas e deficiências na atenção prestada, oferecendo cooperação mútua entre as instituições.

Durante os 15 dias do Aprimoramento, as enfermeiras atuam em plantões nas duas maternidades, integradas à rotina do serviço, acompanhadas por um preceptor. Na carga horária é prevista também rodas de debate sobre gestão compartilhada, oficina de sensibilização para inserção de Dispositivo Intra-Uterino (DIU) pós-parto, pós abortamento e ambulatorial, além de análises de roteiros diagnósticos das instituições de origem e do campo de prática.

O Curso de Aprimoramento é uma das iniciativas do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (ApiceON) e é ofertado para enfermeiras obstétricas de hospitais e maternidades aderidas. Após o retorno ao serviço de origem, as enfermeiras participam de uma segunda fase do curso, que envolve a integração do Grupo Estratégico Local e demais profissionais da atenção para discussão dos pontos relevantes trazidos da vivência no curso. A iniciativa do Aprimoramento no âmbito do ApiceON é parte dos esforços para a inserção da enfermagem obstétrica nas cenas de parto, fortalecendo a atuação de equipes multiprofissionais e a integração entre a atenção e a gestão.

ApiceON

O ApiceON é um projeto do Ministério da Saúde, executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que envolve 97 maternidades em todo o país. O objetivo do projeto é contribuir com a implantação de práticas de cuidado baseadas em evidências científicas na atenção ao parto, nascimento, atenção humanizada às mulheres em situação de violência ou abortamento e planejamento reprodutivo.

 

Texto: Assessoria de Comunicação Social do Projeto ApiceOn

Crédito fotos: Paula Roberta/ApiceON

Imagens: