Notícias Notícias

Voltar

Mães internadas na maternidade receberam café da manhã em comemoração ao seu dia

para elas

Mães internadas na maternidade receberam café da manhã em comemoração ao seu dia

 
              Música, café da manhã, sessão de fotos e maquiagem. Essa foi a programação das mães internadas no segundo andar do Hospital  Universitário de Santa Maria (HUSM) , na última sexta-feira, dia 10. Com atividades organizadas pela equipe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, Residência Multiprofissional, política de humanização e demais colaboradores, as mães puderam comemorar o seu dia antecipado.
- Essa é uma das atividades que temos programado como forma de valorizar esse momento, seguindo as diretrizes de humanização do parto e nascimento e fazendo com que nossas usuárias sintam-se acolhidas no serviço e, com isto, também envolver a equipe nessas questões - ressalta a enfermeira Berenice Rodrigues.
          Na abertura da programação, que durou toda a manhã, as mães ficaram emocionadas com a cantora Kéll Rodrigues na voz e violão. Mais tarde se embelezaram com as atividades do SEG que incluíam cabelo e maquiagem.
O café da manhã tinha no cardápio bolo, sanduíches, chá e café com leite. As delícias foram preparadas pelo Serviço de Nutrição do Hospital.
- Achei bem importante. Vou passar aqui o Dia das Mães e seria uma comemoração meio tristinha, porque estou só. Essa iniciativa foi bem legal, porque todas as mães se emocionaram -  conta Alessandra Borges, mãe do Lorenzo.
Além disso, antes da comemoração, a equipe passou nos leitos e recolheu mensagens que as próprias mães escreveram para elas mesmas e para as outras mães internadas no andar. Depois, foi montada a “Árvore dos Desejos” na parede do hall de entrada da Maternidade.
- Tem todo um mito que na “Árvore dos Desejos” tudo que tu desejas se torna realidade -  conta Tamiris Leal Tonetto, residente de Terapia Ocupacional.
Depois de toda a preparação, as mães que desejassem podiam tirar fotos em um cenário preparado pelas residentes. No fim do dia, junto com uma lembrancinha que as residentes confeccionaram, as mães receberam a foto impressa.  As atividades deram uma "nova cor" ao segundo andar e também serviu para auxiliar a equipe.
- Para harmonizar o ambiente e qualificar a assistência também em um andar tão bonito e tão aconchegante do hospital que se deu outra vida -  reforça Tamiris.

 
Texto: Júlia Goulart, acadêmica de Jornalismo e bolsista na Unidade de Comunicação.

Imagens: