Notícias Notícias

Voltar

Enfermeira do HUSM irá apresentar trabalho hoje à tarde em evento online promovido pela Ebserh

Segurança do Paciente

Enfermeira do HUSM irá apresentar trabalho hoje à tarde em evento online promovido pela Ebserh

A Comemoração do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020 está sendo marcada por um evento online, promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O Simpósio Ebserh de Segurança do Paciente iniciou hoje de manhã, 16, e se estenderá até amanhã, 17 de setembro. O tema do evento é: “Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19 para melhoria da qualidade, da segurança do paciente e dos profissionais na Rede Ebserh”. Hoje à tarde, às 17h10min, o Hospital Universitário de Santa Maria estará representado pela enfermeira Débora dos Santos, que falará sobre A Pandemia da Covid-19 e as Novas Perspectivas para a Educação Permanente no Ambiente Hospitalar.  

O evento virtual teve 3,6 mil inscritos e 480 resumos de trabalhos submetidos.

 

Programação local tem apoio da Residência em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança

   O Dia Mundial de Segurança do paciente, oficializado pela Organização Mundial da Saúde no dia 17 de setembro, é um marco no que diz respeito à qualidade na atenção à saúde e prevenção de situações adversas. Nesse ano, a temática ganhou ainda mais espaço frente à pandemia de COVID-19, uma vez que as medidas de prevenção e proteção podem reduzir os riscos de transmissão de coronavírus e de diversas outras doenças.

   Pensando nessa perspectiva e com o objetivo de aproximar estes conceitos da prática profissional, a Equipe de Residência Multiprofissional em Atenção à saúde da Mulher e da Criança vem desenvolvendo, ao longo do mês, atividades relacionadas ao assunto no Alojamento Conjunto do HUSM.

   Durante as semanas que antecedem a data, foi proposta aos profissionais da Unidade Toco-Ginecológica e no Centro Obstétrico, a escrita de frases referentes a Segurança do Paciente. Os participantes foram convidados a refletir sobe como seu trabalho impacta na segurança do paciente. Os relatos foram registrados em folhas que, posteriormente, compuseram árvores expostas em áreas compartilhadas de ambas as Unidades.

   A atividade dirigida aos pacientes será aplicada nas enfermarias, hoje e amanhã e abordará, de forma lúdica e educativa, a assepsia de mãos, o uso de máscaras e o risco e prevenção de quedas, tanto das mulheres quanto dos bebês.

   Amanhã (17), às 9h30min, está prevista a inauguração do mural criado pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, onde estão fixadas as metas internacionais de Segurança do paciente, o slogan da campanha desse ano e notícias atualizadas sobre o tema. O mural está localizado no corredor de acesso ao Auditório Gulerpe, próximo aos elevadores, no térreo do hospital.

   Confira os vídeos com o convite para os setores do HUSM aderirem a campanha nacional e algumas ações adotadas pelo hospital em prol da segurança do trabalhador, slogan da campanha desse ano: "Trabalhadores da Saúde seguro, paciente seguro". E veja abaixo, na galeria de fotos, os setores que já aderiram a campanha.

 

Enfermeira Roosi Zanon convida trabalhadores a participarem da campanha nacional da Rede Ebserh 

Segurança do Trabalhador - 1) live semanal de atualização sobre prevenção da Pandemia

Segurança do Trabalhador: 2) Projeto Cuidar de quem Cuida - lives pela saúde mental dos servidores.

Segurança do Trabalhador: 3) Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos funcionários.

 

 

Atuação da Rede Ebserh durante a Pandemia

Além do apoio ao ensino, formação e capacitação das equipes assistenciais, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional para o enfrentamento da pandemia. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação.

Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processos seletivos emergenciais com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da Pandemia.

Além disso, disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.

Imagens: