Notícias Notícias

Voltar

Ebserh cria Política para reduzir em 50% a impressão de documentos até 2022

preocupação ambiental

Ebserh cria Política para reduzir em 50% a impressão de documentos até 2022

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vem demonstrando preocupação com a preservação ambiental. A implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), além de dar agilidade e transparência aos processos administrativos também possibilitou a redução significativa na impressão desses documentos, uma vez que eles passaram a tramitar de forma eletrônica. Com o objetivo de defender a sustentabilidade ambiental, o controle, a economia e a racionalização do uso de matérias e recursos públicos, a Ebserh criou também a Política de Impressão (Disponível aqui). Criada em outubro de 2019, a Política regulamenta o uso dos serviços de impressão, cópia e digitalização de documentos nos 41 hospitais que fazem parte da rede. A política deve ser de conhecimento de todos que utilizem recursos de impressão.

Com a Política, fica oficialmente instituído que está autorizada apenas a impressão de documentos de interesse da administração, ou seja, relacionados as atividades institucionais. A meta da Ebserh é reduzir pela metade, até 2022, a quantidade de impressão nos hospitais, considerando o ano de 2018 como referência. Nesse primeiro momento instituiu-se uma cota mensal de referência (100 impressões P&B/ mês), com o objetivo de conscientizar sobre o gasto de papel. O usuário pode conferir o uso de sua cota no programa PaperCut MF. Este programa surge na tela assim que o usuário acessa o computador. Também fica disponível junto a área de notificação, próximo ao relógio.

Desde que o programa, que mede o consumo de papel, foi instalado, em janeiro de 2018, o HUSM já consumiu o equivalente a mais de 510 árvores em folhas de impressão. Quer saber qual foi a sua participação nesse consumo? Observe na barra de acesso um ícone verde, que parece uma folha estilizada e clique nele. Bem-vindo ao papercut. Clicando duas vezes consecutivas sobre a palavra Detalhes, e em seguida sobre ir para página da Web, irá abrir uma tela com o seu usuário. A senha é a mesma de acesso ao computador.

É possível verificar a quantidade de páginas impressas pelo usuário, bem como o impacto ambiental dessas impressões apresentados em três indicadores: quantidade de árvores utilizadas para produzir o papel gasto na impressão, a quantidade de CO2 liberado na produção do papel e o consumo de energia usada para produção do papel.

Ao clicar em dashboard ambiental, à direita da tela, é possível acompanhar o Impacto organizacional. Nesses dois anos, além de utilizar mais de 510 árvores para impressão de seus documentos, o HUSM produziu mais de 54 mil kg de CO2 e gastou o equivalente a 3 milhões 382 mil horas de consumo de uma lâmpada de 60W.

Ajude a reduzir o consumo, substitua o uso de documento impresso por digital, sempre que possível. Quando a impressão for indispensável, revise o documento mais de uma vez para verificar possíveis erros de digitação. Somente após essa leitura criteriosa, encaminhe para impressão e opte por imprimir frente e verso, aproveitando os dois lados da folha. Evite impressões coloridas (essa somente mediante de autorização da chefia imediata). Prefira as monocromáticas.