Notícias Notícias

Voltar

Unidade de Pesquisa Clínica do HUSM convida pacientes ambulatoriais para testar medicamento para controle do colesterol

Estudo multicêntrico

Unidade de Pesquisa Clínica do HUSM convida pacientes ambulatoriais para testar medicamento para controle do colesterol

O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) – por meio da Unidade de Pesquisa Clínica – é uma das mil instituições de saúde do mundo a integrar um estudo multicêntrico para testar a eficácia de um novo medicamento usado para controle do colesterol LDL. No Rio Grande do Sul, apenas dois hospitais irão participar do estudo, que irá envolver 12 mil pacientes em 30 países. Além do HUSM, o Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza apenas uma classe de medicamento para controle do mau colesterol. O problema é que esse medicamento traz efeitos colaterais (como dores abdominais, cansaço e dores nas pernas) para cerca de 20% dos usuários. O novo medicamento visa reduzir os efeitos colaterais e, além disso, diminuir o risco de o paciente desenvolver doenças cardiovasculares.

Para participar do estudo – que terá duração de cerca de 2 anos – o paciente precisa demonstrar interesse (ser voluntário), ser intolerante às estatinas que usa (sinvastatina, atorvastatina, rosuvastatina, entre outras), estar com o colesterol LDL acima de 100, ter entre 18 e 85 anos, já ter tido ou ter risco de doença cardiovascular.

No HUSM, os pacientes participantes da pesquisa irão tomar o comprimido via oral, diariamente. Durante esse período, as consultas iniciam mensal, depois irão ocorrer num período de 3 meses e, por fim, via telefone. Além disso, o paciente precisa se disponibilizar a fazer exames de sangue. Todo tratamento – bem como o transporte, se o paciente residir em outra cidade – será custeado pela pesquisa.

O hospital universitário já desenvolve estudos clínicos há 8 anos, mas esse é o primeiro estudo clínico voltado para paciente ambulatorial que o HUSM irá participar.

Informações sobre o estudo pelo telefone (55) 3213 1482 ou 99218 9209 ou pelo e-mail: upc@ufsm.br.