Notícias Notícias

Voltar

Painel de Informações Orçamentárias e Financeiras da Ebserh reforça a transparência e o controle social

Gestão

Painel de Informações Orçamentárias e Financeiras da Ebserh reforça a transparência e o controle social

 
Com o painel, ampliou-se a capacidade de monitoramento e antecipação de problemas da gestão central da empresa para com suas unidades filiadas

Com o painel, ampliou-se a capacidade de monitoramento e antecipação de problemas da gestão central da empresa para com suas unidades filiadas

Brasília (DF) – Os gestores da Rede Ebserh e a sociedade tem à disposição uma importante ferramenta que auxilia no acompanhamento dos dados orçamentários e financeiros, permitindo transparência e publicidade do que tem sido realizado pela empresa. O Painel de Informações Orçamentárias e Financeiras possibilita que a Rede Ebserh atue em um dos seus principais pilares: a gestão.

A ferramenta é uma iniciativa da Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF) da estatal e contribui para a transparência na gestão fiscal da empresa, uma vez que todas as informações referentes ao planejamento, orçamento, finanças e desempenho das unidades da rede podem ser acessadas simultaneamente por qualquer usuário, bastando, para isso, acessar a página do painel.

“Anteriormente, as informações eram obtidas de maneira fragmentada, não permitindo em muitos momentos a coesão de dados entre receitas e despesas, o que hoje temos de maneira prática e rápida, facilitando o planejamento, a execução e o monitoramento das ações institucionais”, destacou Joyce Lages, superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), que é vinculado à Rede Ebserh.

A opinião é compartilha pelo superintendente de outra unidade da Rede Ebserh, Cláudio César da Silva, do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso de Sul (Humap-UFMS), que destaca as possibilidades de análise mais profunda dos dados da Rede Ebserh e do hospital, impactando na gestão da unidade. “O Painel permite visualizar o desempenho da sua unidade e comparar os resultados com hospitais do mesmo porte ou da mesma região, utilizando o padrão da rede como um norte para melhorar os indicadores em vários aspectos”, afirmou.

Com o painel, ampliou-se a capacidade de monitoramento e antecipação de problemas da gestão central da empresa para com suas unidades filiadas.  Portanto, a ferramenta amplia a capacidade de prestação de contas da instituição por meio da facilidade de respostas à ouvidoria, à imprensa, aos órgãos de controle externos e interno, bem como aos órgãos estatutários da empresa.

“Atuo no hospital há 29 anos e, com certeza, podemos separar a gestão financeira e orçamentária em antes e depois do painel. Temos uma gama grande e qualificada de informações com poucos cliques”, complementou o gerente administrativo do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), João Batista.

Sobre a Rede Ebserh 

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh