Notícias Notícias

Voltar

HUSM participa do Dia Mundial da Segurança do Paciente com atividades lúdicas e menção honrosa

17 de setembro

HUSM participa do Dia Mundial da Segurança do Paciente com atividades lúdicas e menção honrosa

 

“Fale pela Segurança do Paciente!”. Esse é o tema da campanha internacional para conscientização da população sobre a segurança do paciente como prioridade global dos serviços de saúde. A campanha ocorre hoje – 17 de setembro - nos 40 hospitais da Rede Ebserh. No Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), a equipe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) – reconhecido por implementar no hospital as seis metas internacionais de segurança do paciente – visitou os serviços/unidades que contribuíram para colocar em prática os protocolos e metas internacionais em prol daquele que é a razão de existir das unidades de saúde: o paciente.  Para comemorar e reconhecer os avanços no trabalho e engajamento das diversas equipes, foram entregues certificados de menção honrosa.

Vinte e três unidades/serviços foram contemplados (veja a lista em anexo e a motivação da menção honrosa). Receberam a homenagem aquelas equipes que alcançaram mais de 90% nos seguintes indicadores: adesão ao uso de pulseira de identificação do paciente, preenchimento da ficha de notificação e investigação de incidentes transfusionais e adesão ao completo preenchimento da lista de cirurgia segura.

Além disso, foram observados o engajamento das equipes relacionadas ao uso seguro de medicamento, a aplicação da escala de Braden (que mede risco de o paciente desenvolver úlcera por pressão), a presença de registros claros, a adesão aos protocolos de segurança e a precisão no preenchimento dos prontuários eletrônicos.

- Percorremos todos os setores que demonstraram compromisso com a causa da Segurança do Paciente, lembrando sempre que cada paciente é o amor de alguém. Além disso, convidamos o profissional de saúde a se colocar no lugar daquele que chega em busca de atendimento de qualidade – afirmou Noeli Landerdhal, enfermeira do SVSSP.

Enquanto parte da equipe entregava os certificados, outra parte percorria as enfermarias das unidades de internação, desenvolvendo atividade lúdica a beira dos leitos. A enfermeira Valéria Gais Severo vestiu uma roupa de cor de laranja (cor da campanha), colocou uma peruca deixando os cabelos soltos, usou calçado aberto e adornos, evidenciando a não conformidade com as boas práticas.

Ao lado dela, literalmente caminhava, o bom exemplo. A técnica em enfermagem Magda Rosane da Costa demonstrava no uso da vestimenta correta e no cuidado com a higienização das mãos, o que deve ser feito para prevenção de infecção. Junto ao jaleco, ela carregava imagens do dispenser de álcool gel.

- O objetivo era sensibilizar a todos. Chamar atenção para uso adequado da vestimenta tanto de quem está internado quanto de quem faz a visita, para o não uso de adorno para não comprometer o tratamento do paciente e para os acompanhantes não levarem para casa os microrganismos – explica Noeli.

Na TV corporativa, monitor de vídeo fixado na parede junto aos elevadores, – no hall de entrada do hospital – uma seleção de vídeos educativos abordava os cuidados e explicavam as metas internacionais de segurança do paciente.

Amanhã, haverá a validação de um jogo de batalha naval com a temática voltada à prevenção de IRAS – infecção Relacionada a Assistência à Saúde. O jogo será validado, durante a reunião da Divisão de Enfermagem com suas enfermeiras referência, como forma de capacitação lúdica dos profissionais de saúde.

Confira o vídeo gravado pela superintendente do HUSM, Elaine Resener, sobre a importância da data e também a galeria de fotos com a entrega dos certificados nos setores.

 

 

Imagens: