Notícias Notícias

Voltar

Programação alusiva ao mês de combate ao câncer de mama ofereceu palestra, roda de conversa e maquiagem para pacientes

outubro rosa

Programação alusiva ao mês de combate ao câncer de mama ofereceu palestra, roda de conversa e maquiagem para pacientes

 

  O mês de outubro foi marcado por uma série de atividades voltadas para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, internadas ou em tratamento ambulatorial no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).

  No dia 16 de outubro, pela manhã, os profissionais do Ambulatório de Mastologia receberam as cerca de 25 pacientes, agendadas para atendimento, com chá e outras delícias preparadas por eles. Vestindo camiseta rosa, ou lenço no pescoço com a cor da campanha ou ainda usando a flor de tecido confeccionada pela equipe, o grupo acolheu a todas as mulheres.

  De cinco em cinco, elas eram convidadas para uma roda de conversa, momento em que os médicos Licério Vicente Padoin, Flávio Jobim, Sabrina Ribas Freitas e Rodrigo Maurer e as enfermeiras orientavam sobre os serviços ofertados pelo hospital, desde o diagnóstico até o tratamento da doença, incluindo dicas de pré e pós-operatório.

  Às 10h, uma palestra com a assistente social, Andrea Pires, informou sobre os benefícios e direitos das pacientes mastectomizadas e em tratamento oncológico. Ao final, elas foram convidadas para, junto dos seus companheiros ou familiares, tirarem uma foto. Quem decidiu participar, assinou um termo de autorização de uso de imagem.

  Duas voluntárias, Maria Inês Biscaro e Júlia Angonesi, doaram para o ambulatório e à equipe do segundo andar, mamas de crochê (com preenchimento de fibras) de três tamanhos diferentes (P, M e G). As mamas artesanais serão entregues para as pacientes que fizeram cirurgia de remoção da mama, para que possam, se assim desejarem, usar como enchimento dentro do sutiã.

- O projeto surgiu depois de uma viagem a Santa Catarina. Minha irmã fazia as mamas lá. Aqui, descobrimos que no Centro de Apoio Psicossocial Prado Veppo um grupo de mulheres fazia crochê. Propomos a parceria doando linha, agulhas e enchimento e elas se dispuseram a fazer, sem custos, já que também recebiam o tratamento de graça – explicou Maria Inês.

No Ambulatório de Quimioterapia, os palhaços do Esquadrão da Alegria garantiram o sorriso e o alto-astral das pacientes.

À tarde, no 2º andar, as pacientes internadas – da obstetrícia e da Ginecologia - também tiveram roda de conversa com a equipe da Residência Multiprofissional e com dra.  Sabrina Ribas Freitas sobre o tema e tiraram foto. O café da tarde foi servido no hall da unidade de internação.

  No mesmo dia, às 13h30min, a Equipe Multiprofissional de Terapia Antineoplásica (EMTA) promoveu uma palestra no Auditório Gulerpe. A apresentação foi separada em três momentos, pois cada palestrante versou sobre algum assunto relacionado à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama.

  Flávio Jobim, ginecologista e mastologista, ressaltou pontos importantes sobre a prevenção do câncer, a importância do autoexame e acompanhamento médico. Juarez Chiesa, médico oncologista, falou sobre diversos tipos de tratamento para a doença, do tratamento sistêmico à quimioterapia. E por último, a radio-oncologista Sarah Rossi Arzeno falou sobre a sua experiência no tratamento do câncer com a radioterapia, quais casos já encontrados, os riscos e cuidados que a mulher deve ter, principalmente, referente à hidratação e cuidados com a pele.

  O evento foi aberto à comunidade e contou com a presença de servidores e funcionários do Hospital Universitário.

  No dia 18 de outubro, uma parceria entre a equipe do Serviço Social e da Enfermagem do Ambulatório da Quimioterapia do HUSM, trouxe ao hospital os alunos do Curso Técnico em Estética do Sistema de Ensino Gaúcho (SEG), que fizeram maquiagem nas pacientes e familiares.

  A próxima atividade será hoje (29), às 21h30min, pelo Projeto Florescer. A dra. Sabrina Ribas Freitas irá palestrar sobre a Atualidade do tratamento cirúrgico para o câncer de mama. A palestra ocorre no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Na quinta-feira, 31 de outubro, às 8h30min, no Auditório Gulerpe, a médica irá participar do III Seminário Outubro Rosa: reflexões sobre o Câncer de Mama e práticas do Cuidado.

 

Colaborou Júlia Goulart, acadêmica de Jornalismo e bolsista na Unidade de Comunicação do Hospital Universitário de Santa Maria.

Imagens: