Notícias Notícias

Voltar

HUSM comemora 51 anos da criação do Programa de Residência Médica e encerramento da 50ª turma de residentes

Dupla comemoração

HUSM comemora 51 anos da criação do Programa de Residência Médica e encerramento da 50ª turma de residentes

Na sexta-feira, 22 de fevereiro, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) viveu uma dupla comemoração: a solenidade de Encerramento da 50º Turma de Médicos Residentes e os 51 anos da criação do Programa de Residência Médica, iniciado em 1968. A cerimônia aconteceu às 19h30min, no Auditório Gulerpe e contou com a presença de amigos, familiares e autoridades.

Em seu discurso, a superintendente do HUSM, Elaine Resener, disse que a cerimônia era uma forma de agradecimento pelo trabalho e contribuição dos residentes que, nesses últimos 3 anos, participaram de mais de 50 mil internações, 659 mil consultas, 23 mil cirurgias, além de mais de 7 mil nascimentos realizados no hospital.

- Buscamos construir um modelo de atenção baseado nos melhores protocolos e práticas, buscando sempre a pesquisa e a inovação. Apesar das dificuldades orçamentárias, muitas tecnologias foram incorporadas e viabilizaram a criação de novos programas de especialização.  Nos últimos 5 anos, aumentamos mais de 50% dos programas, oferecendo um leque de oportunidades aos nossos formandos – afirmou a superintendente.

- Chegamos aos 50 anos, com 48 Programas de Residência Médica credenciados e devidamente autorizados. Além de quatro, também credenciados, ainda não autorizados pela falta de dotação orçamentária do MEC para o pagamento das bolsas. Estamos cumprindo o nosso papel junto a sociedade. – afirmou Tânia Denise Resener, coordenadora da Residência Médica do HUSM.

A quinquagésima turma contou com 77 profissionais de 32 especialidades e áreas de atuação: anestesiologia, cirurgia Geral, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia do trauma, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, coloproctologia, dermatologia, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia, infectologia, medicina fetal, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, neurologia pediátrica, nutrição enteral e parenteral pediátrica, oncologia clínica, oncologia pediátrica, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, psicoterapia, radiologia e diagnóstico por imagem, ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia e urologia.

Também compuseram a mesa de autoridades na solenidade o pró-reitor substituto e coordenador de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria, Thiago Machado Ardenghi, e a chefe do Setor de Ensino da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário de Santa Maria, Themis Maria Kessler.

 

Fotos e texto: Dra. Tânia Denise Resener

Imagens: