Notícias Notícias

Voltar

Alunos do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores da UFSM tiveram aula prática semana passada no HUSM

conhecimento aplicado

Alunos do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores da UFSM tiveram aula prática semana passada no HUSM

 

Quatorze alunos de graduação do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores, oferecido no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), participaram de uma aula prática no Hospital Universitário de Santa Maria, na quarta-feira (22). A turma, de 25 alunos da disciplina de Sistemas de Cabeamento Estruturado, foi dividida em função do espaço disponível no local, a sala de servidores de rede. A aula para os alunos do 2º semestre foi ministrada pelo professor Tiago Antônio Rizzetti e contou com a participação do Chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HUSM (SGPTI) ,Emerson Mortari.

- O curso dispõe de equipamento específico para fazer a fusão de fibra óptica e fez a ligação, para transmissão de dados, do 2º andar para a Hemodinâmica, Sala de Cursos e SGPTI. Esse caminho alternativo (redundante) traz segurança ao hospital e permite a comunicação de dados, caso a rede principal venha a ter problemas – explica Mortari.

Neste semestre, haverá pelo menos mais uma aula prática no local, para conclusão da tarefa iniciada. Nos próximos semestres, havendo a demanda por parte do HUSM, poderá haver novamente a realização deste tipo de atividade com as turmas futuras. Os alunos participarão das atividades de forma alternada.

 Segundo Rizzetti, aliar teoria e prática é extremamente importante para a formação acadêmica, em especial para os cursos tecnológicos.

- Ainda que haja laboratórios temáticos no CTISM, onde tais práticas são desenvolvidas, realizar atividades em ambientes reais agrega valor, permitindo aos alunos identificar e trabalhar com as adversidades e condições do local de um ambiente de produção.

Além disso, de acordo com o professor, os alunos sentem-se estimulados, pois participam ativamente na realização de uma atividade que tem valor e finalidade tangíveis, indo além de trabalhos e práticas puramente acadêmicas, como simulações em laboratório. A estrutura de TI presente no HUSM permite ilustrar uma organização de TI com infraestrutura e gerenciamento de escala considerável, indo ao encontro dos objetivos desejados para o egresso do curso, de atuar em ambientes similares.

Imagens: