Notícias Notícias

Voltar

Acompanhantes, pacientes e funcionários do HUSM receberam café da manhã

Dia do voluntariado

Acompanhantes, pacientes e funcionários do HUSM receberam café da manhã

Um grupo de seis jovens da ONG Infância Ação surpreenderam pacientes, acompanhantes e funcionários, na manhã de quarta-feira (28), ao distribuírem café da manhã, no hall de entrada, do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Elas fazem parte de um grupo maior – que envolveu 40 colaboradores da Cruz Vermelha, Serviço Social do Comércio (Sesc), Projeto Amor Exigentinho e Portadores da Alegria – que se revezaram em oito pontos de distribuição pela cidade, em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado. O foco da ação deste ano foram hospitais e moradores de rua.

 

A turma madrugou para passar café, esquentar o leite, montar os sanduíches e providenciar o transporte do SESC até os locais de distribuição, dentre eles o Pronto-Atendimento Municipal do Patronato, da Ruben Noal e o Hospital Regional.

 

- É mais uma forma da gente poder fazer o bem, além do que a gente já faz em cada uma das instituições. O voluntariado é uma via de mãe dupla. Você impacta e você é impactado. Às vezes é um sorriso, um abraço, é um obrigado. Não tem preço no mundo, que pague o que a gente faz – afirma Camile Silva, presidente da Ong Infância Ação.

 

Dona Júlia de Mattos, 55 anos, moradora de Santiago, que o diga. Ela saiu cedo de casa para internar no HUSM, onde fará uma cirurgia. Enquanto aguardava na recepção, para dar entrada no hospital, recebeu das mãos das meninas um copo de café com leite, um sanduíche e uma fruta.

 

- Que coisa boa. Saí de casa sem café, às 4h30min. Agora me sinto muito melhor – agradeceu com um sorriso.

 

A ONG mantém, há 13 anos no HUSM, o projeto Fazendo Rir. Todo final de semana, o grupo desenvolve atividades de recreação com as crianças internadas na Unidade Pediátrica.

Além da distribuição de 500 cafés da manhã e 60 kits de higiene, na Praça Saldanha Marinho, foi organizado o Varal Solidário, onde foram distribuídas 400 peças de roupas e calçados para moradores de rua

Imagens: