Notícias Notícias

Voltar

Unidade de Planejamento implanta 55 Manuais de Gerenciamento da Rotina no HUSM

qualificando a assistência

Unidade de Planejamento implanta 55 Manuais de Gerenciamento da Rotina no HUSM

 

Com a finalização da sua versão, a Unidade de Planejamento contabiliza 55 Manuais implantados no Hospital. Fazem parte dos documentos 2.240 Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), 250 Fluxogramas, além de Instruções de Trabalho e Normas que padronizam o trabalho desenvolvido nos Serviços e Unidades do HUSM. A instituição possui um vasto material de produção de conhecimento, somando mais de 14.000 páginas, elaborado pelas equipes dos serviços, qualificando a assistência, o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como, atendendo à legislação.

O processo de padronização dos procedimentos no HUSM teve início em 2005 e hoje todos os serviços que atendem pacientes já possuem seus Manuais implantados, faltando apenas alguns serviços administrativos finalizarem seus documentos.

Todo este trabalho vem sendo coordenado pela Unidade de Planejamento, que além da orientação e auxílio na produção, também realiza o controle da revisão, a cada 2 anos.

A partir da implantação dos MGRs, as chefias devem providenciar a capacitação de seus colaboradores para garantir a execução de um atendimento, padronizado, voltado à segurança do paciente.

É importante ressaltar que todos os funcionários novos no setor devem ler este material, uma vez que o documento estabelece a hierarquia, as principais regras, os fluxos e os procedimentos preconizados. Cada setor recebe uma cópia impressa do MGR, que também pode ser consultado na Intranet do hospital, juntamente com os 46 Protocolos Clínicos e de Serviço já implantados.

Texto e fotos: Unidade de Planejamento.

Imagens: