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Perguntas Frequentes

1) O que a Ouvidoria faz?

- Recebe e encaminha as reclamações, sugestões, elogios, solicitações, agradecimentos e denúncias recebidas dos usuários aos setores ou responsáveis;

- Reencaminha aos usuários as respostas advindas desses setores, aos esclarecimentos solicitados;

- Media conflitos, quando necessário, na relação usuário x Instituição, buscando o bem-estar social do cidadão;

2) O que a ouvidoria não faz?

Não agenda consultas; 

Não marca exames; 

Não intermedia serviços no hospital; 

Não reserva leitos nas unidades.

3) Como marcar a primeira consulta?

PACIENTES DE SANTA MARIA

O paciente deverá consultar na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou na Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais perto de sua casa.

Se necessário, o médico solicitará o encaminhamento para o especialista, preenchendo o formulário de Referência e Contrarreferências (encaminhamento). Com o encaminhamento, o paciente deverá dirigir-se à Secretaria de Saúde para realizar o agendamento para a especialidade, na rede municipal.

PACIENTES DE OUTROS MUNICÍPIOS

O paciente deve inicialmente consultar com um médico credenciado pelo SUS em sua cidade;

O profissional avalia se o paciente necessita de especialista ou não;

Caso o paciente necessitar de especialista, o pedido de “Referência e Contrarreferências” deverá ser encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade, para o devido agendamento por meio da 4ª CRS. O paciente será avisado pelo município e só virá ao HUSM no dia da consulta.

PACIENTES DE OUTROS ESTADOS OU MUNICÍPIOS QUE NÃO PERTENCEM À COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE

Poderão encaminhar pedido referenciado pela sua Secretaria Municipal de Saúde à 4ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde) ou solicitar orientação junto ao Hospital Universitário de Santa Maria.

Documentos Necessários

  • Carteira de Identidade (RG);
  • No caso de criança que não tenha RG: Certidão de Nascimento ou Carteira de Vacinação;
  • CPF;
  • Cartão Nacional do SUS (CNS);
  • O formulário de Referência ou Contrarreferência (encaminhamento) fornecida pelo profissional da saúde;
  • Comprovante de residência.

4) Como marcar exames?

Após a consulta, o médico emite os pedidos de exame por meio de sistema informatizado. O paciente deve levar a requisição impressa até o setor para confirmar dia e hora do exame e receber as orientações relativas aos mesmos.

No dia do exame, deve apresentar Cartão SUS, Cartão HUSM, Identidade e CPF;

5) Como marcar o retorno das consultas?

Ao sair da consulta, leve o formulário de retorno (que o médico assistente ou outro profissional de saúde emite) para agendamento no Setor de Marcação, localizado no hall de entrada do hospital. Não esqueça de ter em mãos o Cartão do SUS e a Carteira do HUSM.

6) Quais os horários de funcionamento do Hospital Universitário?

Os Serviços administrativos e de apoio operacional são realizados de 2ª feira a 6ª feira, das 7 horas às 17 horas.

Os Ambulatórios funcionam de 2ª a 6ª feira, das 7 horas às 19 horas, através de agendamento prévio.

As Unidades de Internação e Pronto Socorro, bem como os serviços de apoio à assistência funcionam durante as 24 horas.

7) Como funciona o pronto-socorro do HUSM?

O Pronto Socorro atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de urgência/emergência. São atendidos, prioritariamente, os pacientes graves referenciados por outra Instituição de Saúde, SAMU ou Corpo de Bombeiros.

NÃO ATENDEMOS POR ORDEM DE CHEGADA E SIM POR GRAVIDADE.

Para problemas de saúde que não caracterizam Emergência/Urgência, procure os Postos de Saúde e, em caso mais grave, procure o Pronto Atendimento Municipal ou a UPA.

8) Como registrar elogios, sugestões, críticas e reclamações?

O registro pode ser feito de forma presencial, na sala da Ouvidoria (andar térreo, ao lado da portaria principal) ou de forma eletrônica por meio do site FalaBR (https://sistema.ouvidorias.gov.br/).

9) Como solicitar a troca do profissional que está prestando a assistência?

Para solicitar a troca de qualquer profissional que esteja prestando atendimento ao paciente, entre no site www.sistema.ouvidorias.gov.br e clique no ícone Solicitação, na cor verde.