Notícias Notícias

Voltar

HUWC passa a disponibilizar leitos para a Central de Regulação Unificada do Ceará

GESTÃO COMPARTILHADA

HUWC passa a disponibilizar leitos para a Central de Regulação Unificada do Ceará

A partir deste mês de março, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) passa a disponibilizar, mantendo o seu perfil terciário e de ensino, 20 leitos para a Central de Regulação do Ceará, com gestão agora compartilhada entre as secretarias municipal e estadual de saúde (SMS e Sesa). Hoje (26), pela manhã, gestores, médicos cirurgiões e profissionais de saúde reguladores do HUWC e da Sesa se reuniram na sede da Secretaria para acertar os últimos ajustes desse processo.

O Hospital Universitário tem contrato de gestão com a SMS, que determina que um percentual de leitos do HUWC seja regulado pela Central de Regulação do Município. Na atual gestão da Sesa, houve uma pactuação entre Estado e Prefeitura de Fortaleza na qual a regulação passa a ser unificada e organizada para efetivar a regulação de todos os hospitais da rede. “Aqui no HU, considerando os leitos que temos disponíveis e o grande número de programas de residência em especialidades, disponibilizamos 20 leitos – 12 clínicos e oito cirúrgicos –, sendo assegurada a manutenção do nosso perfil terciário e de ensino”, explicou a gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio, Josenília Maria Alves Gomes.

Ainda de acordo com a gestora, o objetivo principal dessa pactuação é desafogar as filas por leitos das mais diversas especialidades médicas da saúde pública do Ceará. A reunião foi apresentada por Neide Pinheiro, médica e integrante da Central de Regulação unificada. Na oportunidade, a médica apresentou aos presentes o protocolo de regulação que foi proposto e já está sendo praticado pelo Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Está marcada para o dia 22 de abril a primeira reunião de avaliação do modelo proposto para o HUWC.

Por tratar-se de uma mudança relevante que afeta diretamente o modelo de trabalho consolidado no Hospital Universitário, chefes de serviço, profissionais de saúde do Núcleo Interno de Regulação e gestores do Hospital participaram da reunião de hoje a fim de conhecerem detalhes do processo e tirarem todas as dúvidas. “Essa pactuação, com profissionais que estão na ponta e gestores tanto do HUWC como da Sesa, mostra que estamos dando um importante passo em prol de uma gestão de leitos mais justa”, avaliou Huygens Garcia, chefe do Serviço de Cirurgia Digestiva do Hospital Universitário.

Saiba mais 

O Ministério Público Estadual (MPE) está acompanhando de perto a situação da regulação na saúde pública do Ceará para garantir o direito inalienável da central de leitos de regular, ocupando os leitos conforme a necessidade da rede, respeitando o perfil de cada hospital.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.