Notícias Notícias

Voltar

100% dos equipamentos da Central de Material e Esterilização estão qualificados

CONQUISTA

100% dos equipamentos da Central de Material e Esterilização estão qualificados

Todos os nove equipamentos da Central de Material e Esterilização (CME) do Hospital Universitário Walter Cantídio estão qualificados. Isso significa que o HUWC conseguiu contratar uma empresa certificada para avaliar e adequar os equipamentos às normas exigidas pela legislação vigente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que essa qualificação seja feita anualmente. Para celebrar a conquista, a CME reuniu colaboradores, parceiros e gestores do Hospital em evento no último dia 24. 

Eliana de Goes Resende, chefe da Central de Material e Esterilização, explica que as sete autoclaves e as duas lavadoras são utilizadas nos processos de limpeza, preparo e esterilização de instrumentais e roupas em ambientes como o centro cirúrgico e as unidades de internação por profissionais de saúde, professores, alunos e pacientes. “A nossa unidade vinha sofrendo há alguns anos com equipamentos inadequados e antigos, que praticamente não nos serviam mais. Aos poucos, com a chegada da Ebserh e o apoio da gestão, conseguimos trocar os equipamentos e, agora, qualificar todos eles”, comemora.

Parceiro da CME nesse processo de qualificação, o chefe da Unidade de Engenharia Clínica do HUWC, Fábio Leal, afirma que, quando o edital de contratação foi pensado, já foi previsto que a empresa contratada apresentasse ferramentas e pessoal especializado para qualificações como essa. “Hoje, a empresa contratada conta com equipe alocada no próprio hospital, que executa esse serviço, o que traz muita agilidade ao processo. A partir de agora, vamos conseguir requalificar todo ano”, adianta.

Na avaliação do superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Prof. Luciano Moreira, que acompanhou e apoiou o processo desde o início, a conquista é motivo de alegria para toda a instituição. “A CME, não funcionando bem ou não funcionando, traz sérios prejuízos aos nossos hospitais, tendo em vista que a Central fornece instrumentais e roupas ao HUWC e à MEAC. A gente gostaria mesmo é que todos os setores que demandassem equipamentos ao Complexo Hospitalar estivessem nessa condição que trouxe uma satisfação tão grande para o grupo de pessoas que labutam na Central de Material e Esterilização. Está de parabéns todo o grupo”, conclui o superintendente.

Saiba mais

A Central de Material e Esterilização serve a salas cirúrgicas, UTIs, serviços ambulatoriais e unidades de internação tanto do HUWC como da MEAC. São cerca de 50 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e zeladores. A qualificação de todos os nove equipamentos utilizados nos processos de limpeza, preparo e esterilização de instrumentais e roupas contou com o apoio de diversos parceiros, como a Unidade de Engenharia Clínica, a Superintendência e as Divisões de Enfermagem e Apoio Diagnóstico e Terapêutico.