Notícias Notícias

Voltar

Ato ecumênico é marcado por respeito e sintonia entre líderes religiosos e renovação da energia espiritual para a comunidade hospitalar

A IMPORTÂNCIA DA RELIGIOSIDADE

Ato ecumênico é marcado por respeito e sintonia entre líderes religiosos e renovação da energia espiritual para a comunidade hospitalar

Reflexões sobre a importância da vida e o significado da fé, incluindo a gratidão pelos 60 anos do Hospital Universitário Walter Cantídio, marcaram o Ato Ecumênico realizado na manhã do dia 23 de agosto. O superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Prof. Luciano Moreira, ressaltou que dificuldades de diversas naturezas foram enfrentadas pelo HUWC no decorrer dos 60 anos. “Muitas vezes, nós nos angustiamos por trabalharmos com as doenças humanas e enfrentarmos a finitude da vida. A palavra de Deus, portanto, é muito importante para todos nós”, assegurou.

O padre Brendan Meaghear compartilhou a tribuna com o pastor Francisco Antônio Nascimento da Silva em uma sincronia digna do momento. A ênfase de ambos foi na vida e na fé em Deus. Pastor Nascimento trouxe uma palavra de ânimo dizendo que, apesar de os profissionais de saúde terem de, em determinadas situações, anunciarem a morte, são eles também que anunciam a cura. O pastor alertou, ainda, que Deus sempre ouve aqueles que o buscam em oração.

Por sua vez, o padre Brendan lembrou aos presentes que, mesmo em meio ao cansaço e ao desânimo provocados pelas constantes exigências da modernidade, “a vida é um dom de Deus”. Ele enfatizou que a presença de Jesus deve ser constante e importante na nossa caminhada, porque, santos ou pecadores, somos “o povo de Deus”. Ambos encerraram suas falas abençoando a comunidade: “Deus abençoe o seu dia, o seu trabalho e a sua vida”.

Na avaliação de Rafael Costa, chefe do Setor de Planejamento do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, o ato foi importante porque “é essencial complementar nossas atividades profissionais com aquilo que nos alimenta espiritualmente, independentemente de religião. Com o ato, ganhamos fôlego para nos sentirmos mais fortes e fecharmos a semana com chave de ouro”. Para Eliana Goes, chefe da Central de Material e Esterilização, o destaque foi a harmonia dos líderes religiosos e os cânticos, que ficaram a cargo do colega Márcio de Souza Cavalcante, mesmo depois de um plantão na Farmácia. “Foi tudo muito singelo e marcante”, disse Eliana.

Após o ato ecumênico no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), os participantes se dirigiram até o hall da ouvidoria do HUWC. Lá, assistiram ao vídeo comemorativo dos 60 anos do Hospital Universitário e receberam exemplares da edição especial da revista institucional. Em seguida, José Júnior, do Centro Acadêmico XII de Maio, entidade representativa dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, e as enfermeiras Karine Silva e Clara Medeiros Holanda fizeram a entrega de alguns kits de higiene pessoal a pacientes internados no HU.

Os kits são resultado de campanha feita pela atual gestão do Centro Acadêmico de Medicina e dos participantes do I Curso de Pesquisa Clínica, realizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, para arrecadação dos donativos. Fechando a manhã, a comunidade hospitalar cantou parabéns para o aniversariante da semana: o nosso HU!

Apoio

A Semana HUWC 60 Anos de História foi uma realização do Hospital Universitário Walter Cantídio. A semana de atividades contou com o apoio do Sesi, do Sintufce, do Hemoce, da Faculdade de Medicina da UFC, da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), do Grupo São Carlos Medicina e Saúde, do M. Dias Branco, da Unimed, do Sebrae Ceará, do Sicredi, do Senac Ceará, da Progastro, da Cooperativa de Endoscopia do Ceará (Coopend), do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), da Endoclínica e da CSI Locações.

 

Fontes: Unidade de Comunicação Social do HUWC com colaboração do bolsista Eduardo Laurindo, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará