Notícias Notícias

Voltar

Mutirão de Serviços consolida-se como o maior da história do HUWC com 1.494 atendimentos nas mais diversas áreas da saúde

COMPROMISSO COM A SAÚDE PÚBLICA

Mutirão de Serviços consolida-se como o maior da história do HUWC com 1.494 atendimentos nas mais diversas áreas da saúde

De forma precisa, foram 1.494 atendimentos, entre consultas, exames, procedimentos e orientações nas mais diversas especialidades de saúde à população. Tudo de forma gratuita e em quatro horas de intensas atividades. Esse é o balanço do Mutirão de Serviços alusivos aos 60 anos do Hospital Universitário Walter Cantídio, consolidando-se como o maior da história da nossa unidade hospitalar. O mutirão ocorreu na manhã do dia 22 de agosto, nas três praças do campus do Porangabuçu da Universidade Federal do Ceará (UFC) e nos ambulatórios especializados do HUWC simultaneamente. Resultado da competência, da entrega e do atendimento humanizado de 173 profissionais e estudantes de áreas da saúde.

“Uma das funções do Hospital, além do ensino e da pesquisa, é a assistência à população. Por isso pensamos, entre as atividades da Semana HUWC 60 Anos de História, num mutirão de oferta de serviços à população. Foi uma grande oportunidade para a população em geral ter acesso rápido a serviços extremamente especializados com profissionais habilitados. Nunca havíamos feito algo parecido em termos de volume de serviços e pessoas envolvidas”, afirmou Airtes Vitoriano, gerente de Atenção à Saúde em exercício do Hospital Universitário Walter Cantídio e coordenadora do mutirão.

Geórgia de Sá conseguiu levar a filha Lauane, de 8 anos, para a endocrinologista pediátrica. Uma oportunidade que ela esperava há dois anos. “Minha filha abriu prontuário aqui e vai ser acompanhada. Até já passaram exames. Em outubro, a gente já volta com os resultados para ela ser avaliada novamente pela médica”, conta, com um largo sorriso no rosto. Veranice Rocha, que já é paciente do HU, aproveitou o mutirão para fazer o que ela chamou de checkup. “A gente precisa se cuidar e aqui, hoje, tem coisa demais”, destacou.

Um dos pontos de maior movimentação era o espaço das avaliações físicas, onde as pessoas puderem avaliar, entre outros pontos, postura e equilíbrio. “A maioria da população que nos procura tem um risco de queda grande. Um dos principais fatores de risco para queda é exatamente a questão do equilíbrio, que, com o avançar da idade, a pessoa vai perdendo”, explicou Geórgia Gondim, residente em Fisioterapia do HUWC, enquanto avaliava os muitos interessantes em conhecer mais sobre o próprio corpo.

Além desses, foram oferecidos testes para detecção do vírus HIV/Aids, das hepatites B e C e de sífilis; avaliações de saúde com foco na prevenção do câncer colorretal, com marcação de exame de colonoscopia no próprio Hospital pelo Serviço de Endoscopia; testes de memória; análises posturais e avaliações antropométricas; vacinas para H1N1, triviral, hepatite B e difteria e tétano; exames de glicemia; avaliações de risco para síndrome do pé diabético com cuidados podiátricos (hidratação e corte adequado das unhas); orientações sobre diabetes, alimentação saudável, doação de sangue e de medula óssea e tipagem sanguínea.

Também foram realizadas consultas nas seguintes especialidades: endocrinologia pediátrica, dermatologia, urologia, oftalmologia, cirurgia de cabeça e pescoço e fonoaudiologia. No caso da urologia, foram ofertados, ainda, exames de PSA, importante na prevenção do câncer de próstata. As consultas, divulgadas pelo HUWC antecipadamente, foram marcadas mediante ligações telefônicas de usuários do Sistema Único de Saúde que relataram sintomas relacionados à puberdade precoce, hanseníase, câncer de próstata, doenças da visão em crianças e adolescentes, câncer de boca e língua e problemas na voz.

Empreendedorismo

Também na manhã do dia 22 de agosto, no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), o Sebrae Ceará Escritório Regional Fortaleza, parceiro da Semana HUWC 60 Anos de História, promoveu o Seminário de Empreendedorismo e Oportunidades para empreendedores da área de saúde e demais interessados. Na ocasião, a instituição trouxe à discussão temas como oportunidades de negócio no Polo de Saúde de Fortaleza, qualificação e desenvolvimento de pequenos negócios.

Apoio

O mutirão de serviços contou com o apoio do Sebrae Ceará, do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Faculdade de Medicina da UFC, do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce), do Hemoce, do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região Ceará (Crefito 6) e do Laboratório Aché.

A Semana HUWC 60 Anos de História foi uma realização do Hospital Universitário Walter Cantídio. A semana de atividades contou com o apoio do Sesi, do Sintufce, do Hemoce, da Faculdade de Medicina da UFC, da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), do Grupo São Carlos Medicina e Saúde, do M. Dias Branco, da Unimed, do Sebrae Ceará, do Sicredi, do Senac Ceará, da Progastro, da Cooperativa de Endoscopia do Ceará (Coopend), do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), da Endoclínica e da CSI Locações.