Notícias Notícias

Voltar

HUWC implementa 11 painéis de monitoramento de indicadores hospitalares

EFICIÊNCIA NA GESTÃO

HUWC implementa 11 painéis de monitoramento de indicadores hospitalares

O Hospital Universitário Walter Cantídio implementou 11 painéis de monitoramento dos indicadores hospitalares. Nos últimos dois anos, o trabalho dos profissionais de Estatística auxiliando a Unidade de Monitoramento e Avaliação, do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde, vem consolidando a cultura do uso de recursos de Business Intelligence (BI) para traduzir, de uma forma mais didática e rápida, os números que representam a produção hospitalar.

Criado por Richard Devens em 1865, a principal finalidade do Business Intelligence é transformar os dados, que muitas vezes estão dispostos em formatos não estruturados e em quantidades inimagináveis, em relatórios analíticos de fácil visualização e interpretação para que o gestor possa tomar a melhor decisão. Tendo em vista que os dados são um dos ativos mais importantes numa administração moderna e que isso tem balizado a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), cujas decisões são baseadas em fatos e dados, torna-se crucial a consolidação dessa cultura na rotina dos hospitais universitários.

“Transformar essa grande quantidade de dados em informação é um desafio”, afirma Abel Brasil, estatístico doutor em Economia e responsável pela criação e pela gestão dos painéis utilizados no HUWC. Conforme Abel, a aceitação do uso desses relatórios vem crescendo gradativamente, bem como o aumento da demanda em soluções de análise de dados. Nos próximos seis meses, adianta o especialista, o HUWC chegará à marca de 15 painéis de monitoramento, municiando os serviços com outras informações para uma tomada de decisão cada vez mais assertiva.

Vantagens

Para Rafael Costa, chefe do Setor de Planejamento, os painéis de monitoramento são instrumentos essenciais para acompanhamento dos processos, municiam os gestores de informação nas tomadas de decisão e propiciam acesso transparente, atualizado e objetivo dos indicadores à comunidade hospitalar. Na opinião de Joseana Falcão, chefe do Bloco Cirúrgico, os painéis de monitoramento permitem o compartilhamento de dados com a equipe multidisciplinar por meio de visibilidade, clareza gerencial e ciência das metas institucionais. Na avaliação de Brígida Lima, enfermeira da Unidade Transfusional, os painéis de monitoramento são de extrema importância para o acompanhamento dos indicadores internos. “A partir deles, observamos a evolução dos resultados, tornando mais fácil a visualização do impacto resultante das nossas ações”, completa Brígida.

Uma das mais importantes características desses painéis é fornecer séries históricas dos indicadores, ou seja, fazer o acompanhamento temporal de todos eles. Outro fator de impacto dos painéis é representar os indicadores por meio do uso de gráficos dinâmicos, com a aplicação de vários filtros de informações. Desse modo, é possível acessar mais rapidamente diversas características de interesse. Por exemplo, comparar o indicador “tempo médio de permanência” nas unidades de internação durante a semana e os fins de semana apenas por meio de poucos cliques.

Os dados são acessados em diversos sistemas usados em atividades pelos colaboradores no HUWC, tais como AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários), MASTER-TOOLS (sistema de gestão hospitalar), planilhas e formulários eletrônicos. Outra fonte de dados, comumente utilizada para consulta de informações em saúde em nível nacional, é o DATASUS, disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Por essa plataforma é possível, por exemplo, acessar informações referentes às produções ambulatorial e hospitalar do SUS realizadas pelo HUWC.

Abaixo, você tem acesso a alguns exemplos dessas soluções, que estão disponíveis na intranet do HUWC (intranet.huwc.ufc.br):

Painel Gestão à Vista: http://bit.ly/painel_gestao_vista_huwc

Indicadores Hospitalares de Internação (AGHU): http://bit.ly/internacao_aghu_huwc

Painel Produção DATASUS: http://bit.ly/producao_datasus_huwc

Monitoramento do PDE: http://bit.ly/PDE_ch_huwc_meac

Painel Unidade Transfusional: http://bit.ly/und_transfusional_huwc