Notícias Notícias

Voltar

Pravida recebe homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza

RECONHECIMENTO

Pravida recebe homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza

O Programa de Apoio à Vida (Pravida), projeto de extensão com foco na prevenção ao suicídio vinculado à Faculdade de Medicina da UFC e realizado no Hospital Universitário Walter Cantídio, foi homenageado em sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza no último dia 11 de dezembro. A solenidade foi proposta pelo requerimento 5.571/2019, de autoria do vereador Jorge Pinheiro, aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara.

A sessão foi presidida pelo propositor da homenagem, no ato representando o presidente de Câmara, Antônio Henrique (PDT). A mesa de honra foi composta pelo professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFC e coordenador do Pravida, Fábio Gomes de Matos e Sousa; a professora-adjunta de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFC, Luíza Weber Bisol; membro do Pravida, doutora Maria Ivoneide Veríssimo de Oliveira; e a professora Geneva da Silva Oliveira, representando os estudantes da UFC e os programas de extensão da Universidade.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Jorge Pinheiro agradeceu os integrantes do projeto por defenderem a vida dos fortalezenses. “Nós amargamos a segunda colocação em números absolutos de suicídios. São 600, por ano, no Ceará, e metade disso em Fortaleza. Quase uma pessoa por dia tira sua própria vida na capital, fora as 20 tentativas. Os números são assustadores! Sempre que tocamos nesse assunto, observamos que a sociedade tem medo de falar. Mas, graças ao Pravida, esse assunto tem vindo à tona”, disse.

Em sua fala de agradecimento, o coordenador do programa, Fábio Gomes de Matos e Sousa, agradeceu pelos 15 anos de existência do projeto que ajudou a mais de 2.700 pessoas a permanecerem vivas. “O Pravida é um programa que está na UFC, mas é de Fortaleza, do Ceará e do Brasil. Temos algumas metas para dar continuidade a salvar vidas. Quero agradecer as 400 pessoas que participaram ao longo destes 15 anos de forma voluntária do projeto. Meu abraço carinhoso a cada um que participa da luta pela vida. E finalizo agradecendo ao vereador por essa iniciativa e a Câmara Municipal pela acolhida”, concluiu.

Na solenidade, receberam certificados em homenagem ao Pravida: Fábio Gomes de Matos Sousa; Maria Ivoneide Veríssimo de Oliveira; Leonardo Viana de Vasconcelos Martins; Ana Paula de Lima e Silva; Karine Benevides; Cíntia Lima Sampaio; Sâmia Martins Cabral Ribeiro; Poliana Lemos Moreira Albuquerque; Luíza Weber Bisol.