Notícias Notícias

Voltar

HUWC realiza avaliação interna da qualidade

AVAQUALIS

HUWC realiza avaliação interna da qualidade

Como estão os processos de trabalho assistenciais, administrativos, de gestão e de ensino e pesquisa? É necessário melhorar em alguns aspectos? O hospital é referência para outras unidades? Em busca de respostas para essas perguntas, o Hospital Universitário Walter Cantídio realizou, de 11 a 13 de dezembro, a sua Avaliação Interna da Qualidade (Avaqualis). Foram avaliadas 73 unidades de quatro macroprocessos – finalísticos; gerenciais; apoio; e ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Mona Lisa Bruno, chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQVS) do HUWC, explica que a Avaqualis é a nova fase do Programa Ebserh de Qualidade e consiste em um sistema próprio de avaliação periódica das atividades para promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. Para isso, foi realizado, em dois sábados do mês de novembro, um curso para a formação de 47 avaliadores internos da qualidade, com colaboradores de diferentes áreas de atuação interessados em aprimorar conhecimentos na área e a ajudar o HUWC nesse trabalho.

Os profissionais designados para a realização da avaliação interna da instituição tiveram de identificar, em conjunto com as áreas envolvidas, as oportunidades de melhoria. Com as informações disponibilizadas pelos avaliadores, o Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQVS) do HUWC, juntamente com a gestão, definirá as prioridades no planejamento das ações com foco na melhoria dos processos de trabalho, tendo como base os requisitos contidos no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e no Selo Ebserh da Qualidade.

A chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQVS) do HUWC informa, ainda, que, com a definição das prioridades, serão realizados planos de ações para a efetivação das melhorias propostas, para que posteriormente seja solicitada pela instituição a avaliação externa. Essa sim poderá chancelar o selo de qualidade ao Hospital Universitário Walter Cantídio.

Em toda a Rede Ebserh, a Avaqualis deve ser concluída até o dia 18 de fevereiro do próximo ano. Essa avaliação não possui finalidade de concessão do Selo Ebserh de Qualidade. No entanto, é uma condição para a avaliação externa. “Para começarmos a falar de qualidade, temos de falar sobre a segurança do paciente. E, desde 2014, trabalhamos essa questão na Rede Ebserh. A segurança do paciente é uma das seis dimensões da qualidade”, lembrou a chefe do Serviço de Gestão da Qualidade Assistencial da Ebserh, Marcia Dal Sasso, referindo-se ao pressuposto de que a assistência à saúde deve ser segura, efetiva, centrada no paciente, oportuna, eficiente e igualitária.

Sobre o SEQuali

O Selo Ebserh de Qualidade visa reconhecer formalmente os hospitais que atingirem padrões estabelecidos no sistema de avaliação e de acordo com o nível de maturidade do hospital. O Selo é dividido em quatro categorias. O selo Bronze será concedido aos hospitais que cumprirem 100% dos requisitos essenciais (RE), com validade de dois anos. A categoria Prata será concedida àqueles que cumprirem não apenas os requisitos essenciais, mas, no mínimo, 80% de todos os requisitos exigidos, com periodicidade de avaliação de dois anos. O Selo Ouro irá para os hospitais que cumprirem, no mínimo, 95% de todos os requisitos, com validade de três anos. E a categoria Diamante será concedida aos hospitais que cumprirem 100% de todos os requisitos, também com validade de três anos.

Confira aqui as fotos.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh