Notícias Notícias

Voltar

HUWC realiza mutirão de combate ao câncer de cabeça e pescoço

CAMPANHA JULHO VERDE

HUWC realiza mutirão de combate ao câncer de cabeça e pescoço

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. Em alusão à causa, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, vai realizar mutirão de atendimentos na próxima segunda-feira (22 de julho), das 8h às 12h, no espaço das Mangueiras, no estacionamento da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo.

A equipe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário – formada por professores, médicos assistentes e residentes – vai oferecer atendimentos de triagem a fim de diagnosticar precocemente o câncer de cabeça e pescoço. Além disso, os acadêmicos participantes da Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço vão realizar ações de educação em saúde e atividades de conscientização e informação sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação desse tipo de câncer. As informações são do chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC, Luís Alberto Albano Ferreira.

Márcio Ribeiro Studart da Fonseca, médico assistente do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio, explica que a ação é aberta a pessoas que estejam com algum desconforto, dor ou inflamação na região bucal e para quem queira observar como está a sua saúde na região oral e não tenha nenhuma queixa. “Também serão realizados exames de manchas, sinais e feridas de pele na busca por lesões malignas em estágio inicial”, acrescenta o especialista.

A Campanha Julho Verde, de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço, ocorre anualmente e faz parte do calendário oficial da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), organizadora e promotora em âmbito nacional.

 

O câncer de cabeça e pescoço

Segundo a ACBG Brasil, tumor de cabeça e pescoço é a denominação genérica de tumores que se originam de várias regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz) e seios paranasais. É um problema de saúde pública em todo mundo, com cerca de 500 mil novos casos diagnosticados a cada ano.

No Brasil, essa realidade não é diferente, o câncer de boca chega a ser o quarto tipo de tumor mais frequente em algumas regiões do país, ocorrendo três vezes mais em homens do que em mulheres. A maioria é diagnosticada já em fase avançada da doença (60% dos casos), o que impacta negativamente na sobrevida do paciente. Nas últimas décadas, percebe-se que a faixa etária dos indivíduos diagnosticados com tumores de boca e garganta reduziu significativamente.

 

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

 

SERVIÇO:

Hospital Universitário Walter Cantídio realiza mutirão de combate ao câncer de cabeça e pescoço

Onde? No espaço das Mangueiras, no estacionamento da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo

Quando? 22 de julho de 2019

Horário? Das 8h às 12h

 

Mais informações: Ludmila Wanbergna e Sarah Serafim

Unidade de Comunicação Social

Hospital Universitário Walter Cantídio

Complexo Hospitalar da UFC

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

(85) 3366.8183 | 9 9265.5460