Notícias Notícias

Voltar

Campanha “Novembro Azul – um alerta do HUWC para a saúde do homem”

CÂNCER DE PRÓSTATA

Campanha “Novembro Azul – um alerta do HUWC para a saúde do homem”

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, lança mais uma edição da campanha “Novembro Azul – um alerta do HUWC para a saúde do homem” para lembrar pacientes e colaboradores do sexo masculino do Hospital sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e de outras doenças com maior incidência entre os homens. A programação prevê ações de conscientização para a comunidade hospitalar em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia Seção Ceará (SBU-CE).

Durante a manhã dos dias 13 e 16 de novembro, a partir das 9h, profissionais de enfermagem, alunos e residentes do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, sob a orientação de médicos e professores do Serviço, entre eles o urologista Alexandre Saboia, vão distribuir material informativo e dar orientações a pacientes e colaboradores sobre saúde do homem. Também serão distribuídos lacinhos na cor azul para espalhar a ideia de conscientização para além do HUWC. Todas as ações respeitam os protocolos recomendados em tempos de pandemia de covid-19.

 

Mais de 65 mil novos casos em 2020
Projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que, em 2020, serão diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata. Mas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. A SBU recomenda que, mesmo na ausência de sintomas, homens, a partir de 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista para o exame de toque retal e o PSA.

O exame de toque retal permite ao médico avaliar alterações da próstata, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes com esse tipo de neoplasia são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Já o PSA (antígeno prostático específico) é um exame de sangue importante na detecção do câncer de próstata.

 

Movimento

Campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, a Novembro Azul é dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças comuns à população masculina.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, de 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Segundo Alexandre Saboia, urologista do HUWC, além do câncer de próstata, que pode ser curado quando diagnosticado no seu início, outras duas neoplasias malignas urológicas podem ser absolutamente preveníveis: o câncer de pênis, ainda presente e que pode ser evitado com medidas simples de higiene, como um bom banho diário; e o câncer de bexiga, que tem como medida preventiva o ato de parar de fumar.

 
Saiba mais

O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O que é o câncer de próstata?
É a multiplicação desordenada de células da próstata. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Quais são os sintomas?
Em estágio inicial, quando as chances de cura beiram 90%, não há sintomas. Por outro lado, a ausência de sintomas não garante que não há problemas. Já na fase avançada, os principais sintomas são: dor óssea e ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Por isso, é importante conversar com o urologista. 

Quais são os fatores de risco?
Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; e obesidade.

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia

 

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS. 

 

SERVIÇO:

Ações de conscientização sobre o câncer de próstata no HUWC

Onde? Serviço de Urologia do Hospital Universitário Walter Cantídio – Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo (ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand)

Quando? 13 e 16 de novembro

Horário? A partir das 9h