Notícias Notícias

Voltar

Programas de Residência Médica do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh formam 125 médicos especialistas em cerimônia emocionante

FORMAÇÃO

Programas de Residência Médica do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh formam 125 médicos especialistas em cerimônia emocionante

Nesta manhã chuvosa de sexta-feira (1º), 125 médicos participaram da Solenidade de Colação de Grau dos Programas de Residência Médica (Resmed) do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh. A cerimônia, que reuniu cerca de 250 pessoas no auditório do Hemoce e foi marcada por homenagens e muita emoção, contou com a presença do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos; do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho; de gestores do Complexo Hospitalar e da Faculdade de Medicina; professores; preceptores; residentes; e familiares.

Numa fala direcionada aos residentes, o Prof. Henry destacou não só a qualidade técnica da residência médica dos Hospitais da UFC como ressaltou o que, segundo ele, é o mais importante nessa formação: a humanização. “Vocês estão na melhor Universidade das regiões Norte e Nordeste do Brasil, seja qual for o critério de avaliação utilizado. Mas vocês não imaginam o quanto fico feliz ao ouvir que a assistência prestada nos Hospitais da UFC envolve, prioritariamente, carinho, respeito e atenção pelas pessoas. Isso é muito mais importante do que qualquer tecnologia. Vejo aqui ex-alunos meus e de outros colegas e que hoje são preceptores. Ou seja, uma geração que prepara outra. Isso é muito bonito. Não percamos isso jamais. Deus ilumine o coração de cada um de vocês”, disse o Reitor.

Na sua fala, o Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Prof. José Luciano Bezerra Moreira, enfatizou o envolvimento de um grande número de profissionais nos Programas de Residência Médica e o esforço da atual gestão para oferecer as melhores condições possíveis para essa formação. “A chegada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) permitiu a realização de concurso público para o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e a aquisição de diversos equipamentos médico-hospitalares essenciais para a formação de nossos residentes. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas já tivemos avanços importantes”, disse.

Também compuseram a mesa solene o Prof. Francisco das Chagas Medeiros, vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFC; a Profa. Josenília Maria Alves Gomes, gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio; o Prof. Renan Magalhães Montenegro Júnior, gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh; a Professora Raquel Autran, chefe do Setor de Ensino da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand; e a Profa. Annya Costa Araújo de Macedo Goes, coordenadora da Comissão de Residência Médica e chefe da Unidade de Residência Médica do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh.

 

Premiação

Como forma de reconhecer a qualidade técnica dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) apresentados ao longo da Semana Científica da Residência Médica do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, ocorrida entre os dias 28 e 31 de janeiro, foram premiados os melhores TCCs em dois formatos: apresentação oral e pôster. Abaixo, a lista dos ganhadores por prêmio:

 

PREMIAÇÃO PROF. DR. OTONI CARDOSO DO VALE

APRESENTAÇÃO ORAL

Residente: Sami de Andrade Cordeiro Gadelha

Título do Trabalho: Avaliação do potencial diagnóstico do CD1A através da imuno-histoquímica na pesquisa de leishmaniose visceral

Especialidade: Patologia

PÔSTER

Residente: Missielle Duarte Cordeiro

Título do Trabalho: Dados do transplante alogênico de células tronco hematopoiéticas em síndrome mielodisplásica do Hospital Universitário Walter Cantídio

Especialidade: Hematologia e Hemoterapia

 

PREMIAÇÃO PROF. DR. JOÃO BARBOSA PIRES DE PAULA PESSOA

APRESENTAÇÃO ORAL

Residente:  Yuri Cardoso Gomes

Título do Trabalho: Desenvolvimento e teste de usabilidade de aplicativo em dispositivos móveis para avaliação da dor

Especialidade: Anestesiologia

PÔSTER

Residente: Guilherme Cardoso Fernandes

Título do Trabalho: Transplante hepático na hepatite delta: experiência na América do Sul

Especialidade: Cirurgia Geral

 

PRÊMIO PROF. DR. RONALDO DE ALBUQUERQUE RIBEIRO

APRESENTAÇÃO ORAL

Residente: Raphaela Cardoso Gomes Oliveira

Título do Trabalho: Prevalência de alterações da função renal em recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) em maternidade de referência terciária

Especialidade: Neonatologia

PÔSTER

Residente: Lucas Ribeiro Nogueira

Título do Trabalho: Sutura endoscópica: em que momento da formação essa habilidade deve ser ensinada

Especialidade: Ginecologia e Obstetrícia

 

Homenagem ao Dr. Lusmar

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a entrega do Prêmio Prof. Lusmar Veras Rodrigues, para reconhecer o supervisor de destaque dos Programas de Residência Médica. “Foi uma forma que encontramos de prestar uma homenagem póstuma ao Prof. Lusmar, figura de extrema relevância para o ensino da medicina no Ceará e no Brasil”, pontuou, bastante emocionada, Dra. Annya, coordenadora da Resmed e discípula do saudoso Prof. Lusmar.

Recebeu a premiação o Prof. Eugênio de Moura Campos, do Programa de Psiquiatria. Supervisor desde 2006, Prof. Eugênio sempre está presente nas reuniões da Residência, com contribuições importantes, e é um verdadeiro entusiasta da formação médica. Ao longo desse tempo, 35 médicos psiquiatras passaram pela supervisão do homenageado. A entrega do prêmio ao professor foi feita pela filha do Dr. Lusmar, Lara Veras, que, assim como o pai, também é cirurgiã proctologista.

Para fechar o momento de homenagens, Dra. Annya recebeu, do Dr. Renan Magalhães Montenegro Júnior, placa de agradecimento e flores pela dedicação, pela paciência e pelo carinho com que a coordenadora da Resmed tem conduzido os Programas de Residência Médica. Ana Izabel Oliveira Nicolau e Graça Martins também foram homenageadas pela Dra. Annya pelo apoio à coordenação da Resmed.

 

Aniversário do HUWC

A solenidade de formatura também fez um lembrete importante: o Hospital Universitário Walter Cantídio celebrará 60 anos em 2019. Em razão disso, o Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh está organizando uma semana de atividades comemorativas entre os dias 19 e 25 de agosto, com uma programação plural, democrática e inclusiva. Quem quiser participar da organização da semana é só entrar em contato com a Unidade de Comunicação Social do HUWC pelos contatos: (85) 3366-8183 | ludmila.felix@ebserh.gov.br | ou pessoalmente. A Unidade fica no primeiro andar do Hospital, próximo às clínicas médicas IIA e IIB.

 

Oradoras

Pela primeira vez, a solenidade contou com duas oradoras, uma representando os formandos do HUWC e a outra, da MEAC. Crislene Santos de Oliveira Brasil, do Programa de Residência em Clínica Médica, disse: “Nos momentos mais difíceis, mais dolorosos, sempre apareceu uma mão amiga para nos apoiar. (...) Foi nesse clima de companheirismo, amizade, solidariedade e dedicação que juntos alcançamos nossos objetivos e formamos muito mais que amigos, formamos irmãos”. Ela também pediu um minuto de silêncio pela tragédia em Brumadinho (MG).

Nídia Paola Lima de Leandro, do Programa de Neonatologia, discursou: “Ser médico não é das missões mais fáceis. Ser residente menos ainda. Mergulhar nesse compromisso que é aprender a lidar com a vida humana na sua verdadeira parte, na dor, faz de nós aprendizes incansáveis. (...) Somos resistentes por essência. Resistimos em aceitar a morte como um fim. Lutamos e enlutamos. Não por achar que falhamos, mas por acreditar que a medicina, em sua imperfeição, seria capaz de mudar o curso natural das coisas”. Um vídeo contou em imagens alguns dos momentos vividos durante a residência médica nos HUs da UFC.

 

Saiba mais

A Residência Médica (Resmed) do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh funciona desde 1960. Inicialmente, com as áreas básicas de clínica médica, cirurgia, pediatria, obstetrícia e ginecologia. Em 2019, a Resmed completará 59 anos de existência, com 32 programas e 14 áreas de atuação credenciadas. Dos 125 formandos da cerimônia de hoje, oito são de Cabo Verde.

 

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o Complexo Hospitalar da UFC é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Acesse a galeria de fotos da Semana Científica e da Solenidade de Formatura: https://photos.app.goo.gl/GWdDgkgXze1i3pVa7