Notícias Notícias

Voltar

RESMULTI forma mais 56 residentes no Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh

OITO PROGRAMAS

RESMULTI forma mais 56 residentes no Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh

Concludentes, preceptores, familiares e autoridades celebraram juntos o encerramento de mais essa importante etapa na carreira dos profissionais. A solenidade foi realizada no auditório da Farmácia, da UFC, na manhã do último dia 14 de fevereiro. O Pró-Reitor de Pós Graduação da UFC, Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, compareceu representando o Reitor, Henry Campos, para congratular os concludentes.

Fisioterapeutas, odontólogos, farmacêuticos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos...  a diversidade multidisciplinar nos oito programas de Residências Multiprofissional e Uniprofissional do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh aumenta a crença numa atenção cada vez mais integrada e de qualidade. Em algumas turmas foram dois anos, em outras três, convivendo no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), incrementando seus conhecimentos e colaborando no ensino, pesquisa e assistência.

A Coordenadora Geral da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde, Andrea da Nóbrega, parabenizou a todos os concludentes, resgatando a história dos programas de residência: “Esse é um sonho que se iniciou com Dra. Eugenie Neri, Presidente da COREMU, e com uma equipe de Preceptores, Coordenadores e Docentes que se dedicaram a construir excelentes projetos de Residência Multiprofissional e Uniprofissional; com coragem, energia e persistência necessárias para a execução das atividades, e que deixaram sua marca, sua visão e sua paixão”, disse. Ela também destacou a adesão ao SIGAA, uma plataforma online de gestão da vida acadêmica que representa um avanço na condução da Resmulti.

Em seguida, o Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Prof. Luciano Moreira, fez uso da palavra, ressaltando a qualidade dos programas de Ensino dos Hospitais Universitários. “É importante que todos saiam daqui com a sensação de que cumpriram um curso que colocou vocês no topo da competência instalada, adquirida para enfrentar o mercado. Essa casa, que ofereceu essa oportunidade, vai continuar por aqui. Voltem! Quem sabe como colaboradores dos nossos corpos técnicos e docentes.

O pró-Reitor de Pós Graduação da UFC, Antonio Gomes de Souza Filho, manifestou a esperança na força que os Hospitais Universitários têm para o sistema de saúde brasileiro. “Toda a excelência com que têm sido exercidas todas as atividades nos HUs demonstra que eles colocam para a sociedade os melhores profissionais. O Complexo da UFC é, certamente, um patrimônio inestimável para o Ceará e para o Brasil”, disse, valorizando o espírito de uma residência multiprofissional que olha para saúde em todas as suas dimensões.

Antes da entrega dos diplomas simbólico e da foto oficial, a solenidade prosseguiu com a homenagem aos preceptores e as palavras do farmacêutico Áthila Wesley Lacerda, do programa de Assistência em Saúde da Mulher e da Criança, que falou em nome dos concludentes de todas as turmas.

No discurso, Áthila provocou uma viagem pelas memórias das adversidades e conquistas vividas por cada um. “Não há como não amadurecer em dois anos intensos e cheios de histórias para contar, não há como não sentir falta do dia-a-dia por conta dos laços formados”, afirmou. “Que não nos falte a técnica, a dedicação e a humildade de que podemos aprender ainda mais. Peço em nome de todos os especialistas que lembrem sempre da gente, tanto no HUWC como na MEAC, através de uma única palavra: TRANSFORMAÇÃO, pois foi isso que vivemos nestes dois anos”, concluiu aclamado por todos.

Saiba mais:

Programas da Resmulti do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh:

Assistência em Diabetes

Assistência em Oncohematologia

Assistência em Saúde Mental

Assistência em Terapia Intensiva

Assistência em Transplante

Assistência em Saúde da Mulher e da Criança

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Enfermagem Obstétrica

 

Confira as fotos da solenidade!