Notícias Notícias

Voltar

Nova edição da Revista de Medicina da UFC já está disponível

PERIÓDICO CIENTÍFICO

Nova edição da Revista de Medicina da UFC já está disponível

A Revista de Medicina da Universidade Federal do Ceará acaba de lançar o segundo número do seu 59º volume. O intuito do periódico é tornar conhecido o que há de mais atual em desenvolvimento e pesquisa científica em medicina e nas demais áreas de saúde. A Revista tem sido publicada desde 1961 com o objetivo de alcançar estudantes de graduação e pós-graduação em medicina e suas ramificações, bem como médicos residentes e profissionais que atuam na saúde e no ensino nas universidades.

Esta edição traz 12 produções, entre artigos originais, artigos de revisão, relatos de caso e editorial. Entre os temas abordados estão “Serviço de Cirurgia Fetal da Universidade Federal do Ceará – breve histórico";  "Vitamin B12 deficiency: metabolic effects, clinical evaluation and treatment"; "Avaliação da sexualidade em paciente adulta com hiperplasia adrenal congênita forma clássica não-perdedora de sal: relato de caso"; "Sintomas neurológicos transitórios associados à raquianestesia - relato de caso"; e "Análise do perfil das cirurgias cardiovasculares do Hospital Universitário Walter Cantídio". 

Artigos e demais contribuições podem ser submetidos à revista a qualquer tempo. Conforme o fechamento de cada volume, os textos aceitos são publicados. A Revista recebe para submissão artigos originais, de revisão e de opinião; short communication; protocolos de conduta; relatos de casos; imagens médicas; resumos de dissertações, de teses e de trabalhos de conclusão de curso de residência nas áreas da saúde; além de cartas ao editor. Para mais informações, visite http://periodicos.ufc.br/revistademedicinadaufc.

Esta publicação é apoiada pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh. Sua produção conta com a comunidade acadêmica da UFC e de outras instituições de ensino. Os editores-chefes são os professores Renan Magalhães Montenegro Junior e Francisco Herlânio Costa Carvalho. Para dúvidas e demais informações, entre em contato com a secretaria da Revista no (85) 3366-8590.

Saiba mais

O Complexo Hospitalar da UFC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

SERVIÇO:

Para acessar o segundo número do 59º volume da Revista de Medicina da UFC visite: http://periodicos.ufc.br/revistademedicinadaufc/issue/view/781

Mais informações: revistademedicina@ufc.br | (85) 3366-8590