Notícias Notícias

Voltar

Resultados de exames laboratoriais passam a ser disponibilizados pelo site do HUWC

PRATICIDADE E RAPIDEZ

Resultados de exames laboratoriais passam a ser disponibilizados pelo site do HUWC

Pela primeira vez, o Hospital Universitário Walter Cantídio disponibiliza resultados de exames laboratoriais pelo site – www.huwc.ebserh.gov.br. Portanto, os pacientes do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand já podem acessar os resultados de todos os 215 tipos diferentes de exames laboratoriais, incluindo sangue, urina e líquidos orgânicos. Em média, por mês, o Laboratório de Análises Clínicas do HUWC realiza cerca de 45 mil exames laboratoriais de pacientes atendidos no Hospital e na MEAC.

O paciente, quando realiza os exames aqui no HUWC, recebe um comprovante com a lista de todos os procedimentos feitos, prazos de liberação de resultados, login e senha. Com esse documento em mãos, ele acessa a área “Resultados de Exames”, que fica na parte de cima do menu esquerdo do site, conforme indica a imagem abaixo. A novidade é resultado de uma parceria entre a Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HUWC, o Laboratório de Análises Clínicas, o Setor de Gestão de Processos e de Tecnologia da Informação e a Unidade de Comunicação Social do HUWC.

Ozilene Batista, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HUWC, explica que já está trabalhando para expandir a facilidade para os exames de imagem e de análise patológica. “A ideia de disponibilizar os exames na internet surgiu de uma das nossas reuniões de colegiado gestor do Laboratório. Os próprios funcionários propuseram e a gente aqui na gestão correu atrás de apoio do SGPTI e da Comunicação para viabilizar”, explica Ozilene.

Na avaliação de Cleisson Santos, chefe do SGPTI, a tecnologia foi toda desenvolvida no próprio hospital com o apoio da empresa que dá suporte ao sistema interno de gestão hospitalar dos HUs. “Nós nos preocupamos muito com segurança e verificação, por isso os exames e os laudos vêm com QR Code (código de verificação), para o paciente comprovar a autenticidade dos documentos”, destaca Cleisson.

O gestor também destaca como vantagem da proposta a possibilidade de histórico de exames a partir de agora. “Os exames realizados aqui no HUWC ficam todos armazenados e podem ser acessados pelo paciente a qualquer tempo e por qualquer dispositivo com acesso à internet”, acrescenta.

A estudante Hanna Sabrina da Silva Góis, de 17 Anos, diz que, apesar de aprovar o processo anterior de entrega de exames, reconhece que o fato de poder agora acessar os resultados pela internet vai facilitar a sua vida e ainda ajudar a economizar. “Moro em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. Com a facilidade do acesso pelo site, não preciso me deslocar até o hospital para pegar os resultados dos exames”. Mesmo não tendo habilidade com o ambiente digital, a dona de casa Maria Letícia Mesquita de Souza, de 58 anos, diz que vai recorrer à irmã para ter acesso ao benefício. “Nada de fila para pegar exames agora”, comemora.

Exames passam a ter controle de qualidade externo

Outra boa notícia é que, depois de um ano de muito trabalho e persistência, o Hospital Universitário Walter Cantídio conseguiu o controle de qualidade externo do Laboratório de Análises Clínicas. Isso significa que os resultados dos exames laboratoriais do HUWC passam a ser avaliados por uma instituição externa, que vai emitir pareceres de acordo com os parâmetros de qualidade previstos na legislação vigente. “Isso é uma grande vitória para nós que fazemos o HUWC, pois nos dá a credibilidade e a certeza que estamos entregando aos nossos pacientes os resultados fidedignos sem qualquer margem de erro”, ressalta Ozilene Batista, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HUWC.