Notícias Notícias

Voltar

Gerência de Ensino e Pesquisa recebe 45 novos internos do curso de Medicina em atividade de acolhimento

ACOLHIMENTO

Gerência de Ensino e Pesquisa recebe 45 novos internos do curso de Medicina em atividade de acolhimento

Quarenta e cinco novos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Ceará participaram da solenidade de acolhimento, no dia 5 de dezembro, para o Internato no Complexo Hospitalar da UFC.

Esse acolhimento faz parte das ações estruturantes da Unidade de Graduação e Ensino Técnico, da Gerência de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários, alinhadas e conduzidas em parceria com as faculdades de Medicina e Farmácia, Odontologia e Enfermagem (Famed e FFOE). O acolhimento dos internos ocorre regularmente em dezembro e junho, meses exatamente anteriores aos da entrada de cada nova turma. Essa atividade busca acolhê-los, apresentando a eles objetivos, estrutura, serviços, rotinas e atividades nas quais estarão envolvidos durante o período do estágio.

Coordenou a atividade o Prof. Rômulo Lobo, chefe do Setor de Ensino do HUWC, com a participação dos Prof. Jailton Vieira, da Unidade de Graduação e Ensino Técnico, e o Prof. Renan Magalhães Montenegro Jr., gerente de Ensino e Pesquisa dos HUs. Durante a atividade de acolhimento, os estudantes receberam informações essenciais a respeito de atividades e funções, direitos e deveres, recomendações quanto a atitudes, cuidados e práticas, além de orientações acerca da rotina de funcionamento dos hospitais. Foram realizadas palestras e discussões sobre temas importantes, como obrigatoriedade de imunização; segurança do trabalhador e do paciente; comissão de controle de infecção hospitalar; e prevenção de infecções e suas notificações de ocorrência.

Rainardo Puster, preceptor da Clínica Médica e um dos responsáveis pela implantação do prontuário eletrônico, participou do acolhimento abordando importante tema: “O uso das mídias sociais e a relação com o profissional de saúde”, no intuito de prevenir eventuais problemas éticos e de comportamento inapropriado. Outro tema fundamental abordado foi “Prescrição Segura”, com os objetivos de esclarecer e orientar os novos internos sobre a realização da prescrição médica com segurança.

O Prof. Rômulo ressaltou que, “depois do Sisu, temos mais estudantes de fora do Ceará. Por essa razão, o momento do acolhimento é tão importante para nivelar informações, procedimentos e garantir a segurança e a qualidade de procedimentos a serem desenvolvidos no nosso Complexo Hospitalar”. É também um momento de realização para estudantes como David Moreira dos Santos, que veio de Pentecoste para estudar Medicina em Fortaleza. David falou sobre as dificuldades que enfrentara por aqui desde o ciclo básico até agora. “A sensação que eu tenho, depois de quatro anos de estudos, é de realização”. Ele disse que o acolhimento é muito importante para que os estudantes não se sintam perdidos em relação ao funcionamento dos processos a realizar, pois são dadas informações vitais, que não seriam encontradas de outra forma.

 

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).