Notícias Notícias

Voltar

Usuários do projeto Artes em Esquizofrenia expõem 110 obras na Casa de José de Alencar

SAÚDE MENTAL

Usuários do projeto Artes em Esquizofrenia expõem 110 obras na Casa de José de Alencar

Começa amanhã (08/01) e segue até o dia 8 de fevereiro a terceira edição da mostra “Todos Envolvidos na Livre artES (TELA III)” na Casa de José de Alencar – Av. Washington Soares, 6.055, Messejana. Trata-se de uma exposição de artes plásticas com trabalhos produzidos por pacientes com transtornos psicopatológicos que participam do projeto de extensão Artes em Esquizofrenia (artES), nascido no Ambulatório de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, e de outros dispositivos de saúde mental.

A visitação é gratuita, e o público pode comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Laura Serafim, psicóloga e coordenadora do Artes em Esquizofrenia (artES), conta que são 110 obras de usuários do HUWC, dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps) I e IV e das residências terapêuticas I, II, III e IV (antigo Abrigo Desembargador Olívio Câmara).

“Nossos ‘artistas’ são os usuários dos dispositivos parceiros que, de uma maneira genuína, apresentam suas histórias a partir da multiplicidade de expressões que a arte propicia a eles. Somos profundamente gratos a essas pessoas, que nos demandam a confiança de apresentar ao mundo seus feitos. Acreditamos que, dessa forma, é possível trabalhar a quebra de estigma correlacionado aos sujeitos com sofrimentos psicopatológicos diversos”, avalia Laura Serafim.

Nesta edição da exposição, haverá oficinas de arte também na Casa de José de Alencar. Os facilitadores dessas atividades serão os próprios usuários dos dispositivos parceiros, além de psicólogas e artistas do projeto artES. Confira o cronograma:

11/01/2020 (9h às 10h30): “Pintura em tecido”, com Oda Toicina, Larisse Maria e Bruno dos Santos

18/01/2020 (9h às 10h30): “Oficina de crochê: livre e colorido”, com João Victor de Souza, Karinne Luce, Isabel Cristina e Larissa Maria

08/02/2020 (9h às 10h30): “Escrevendo-se através da poesia”, com Laura Serafim e Cleórgina Assunção

08/02/2020 (10h30 às 12h): “Explorando possibilidades na literatura em arteterapia”, com Brena Karla e Amanda Sales

O Projeto Artes em Esquizofrenia (artES) foi inicialmente desenhado dentro do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) no dia 5 de abril de 2017, no Serviço de Saúde Mental, pelo médico psiquiatra Fábio Gomes de Matos e Souza. É vinculado ao Programa de Apoio ao Paciente Psicótico (Proapp) da Faculdade de Medicina da UFC. Tem como foco trabalhar habilidades artísticas de pacientes com transtornos psicopatológicos como fonte de promoção desse público. Visa também desmistificar os estigmas que cercam esses pacientes, além de viabilizar a articulação dos dispositivos da rede psicossocial em Fortaleza com o uso de recursos artísticos para um acolhimento integral e humanizado.

Atualmente, o Projeto Artes em Esquizofrenia conta com uma equipe de 22 voluntários coordenados pelas psicólogas Luiza Laura de Souza Serafim (coordenadora) e Flávia Roberta Vieira Sales (vice coordenadora). “Focamos na articulação com os dispositivos da Rede do SUS (hospital, caps, entre outros) para realizarmos nosso trabalho utilizando a arteterapia. Acompanhamos, semanalmente, cerca de 50 usuários nos grupos de arteterapia que fundamos em parceria com esses dispositivos de saúde mental”, explica Laura Serafim.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Walter Cantídio faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

 

SERVIÇO:

3ª Mostra “Todos Envolvidos na Livre artES (TELA III)”

Onde? Casa de José de Alencar – Av. Washington Soares, 6.055, Messejana

Quando? De 08/01 a 08/02/2020

Horário? De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h

Entrada gratuita

 

 

Mais informações para a imprensa: Ludmila Wanbergna e Marcela Batista

Unidade de Comunicação Social

Hospital Universitário Walter Cantídio

Complexo Hospitalar da UFC

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

(85) 3366.8183 | 9 9265.5460