Notícias Notícias

Voltar

Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh realiza Semana de Conscientização para o Cuidado em Diabetes

CONSCIENTIZAR É PRECISO

Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh realiza Semana de Conscientização para o Cuidado em Diabetes

Segue até o próximo dia 13 de novembro a Semana de Conscientização para o Cuidado em Diabetes do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh. A equipe da Residência Multiprofissional em Diabetes, em consonância com as estratégias de enfrentamento à pandemia, convida a comunidade hospitalar para conhecer um pouco mais sobre a doença, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes (14 de novembro). O público-alvo de todas as ações é a comunidade hospitalar.

Ontem pela manhã, a ação “Educar, Apoiar e Transformar: Conhecendo sobre o Diabetes” ofereceu aferição de glicemia e atividades educativas, como demonstração de tecnologias em diabetes, cuidados com os pés, prato saudável, receitas e rotulagem de alimentos no novo espaço de convivência do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

Hoje (10), das 8h às 10h, haverá exposição de vídeos educativos na Linha de Cuidados em Diabetes do HUWC. Amanhã (11), das 8h às 11h, será realizada mais uma edição da ação “Diabetes em estações - Conhecer, prevenir e tratar” no Ambulatório de Endocrinologia do HUWC. Nessa proposta, as equipes médica e multiprofissional se revezam na realização de testagem rápida de parâmetros como hemoglobina glicada e colesterol em pacientes, além de oficinas educativas com foco em cuidados com o pé diabético, alimentação, hipo e hiperglicemia, entre outros temas.

Na quinta, dia 12 de novembro, as crianças e os adolescentes do Ambulatório da Pediatria do HUWC serão convidados a participar da atividade “Amarelinha das perguntas”, com o Serviço de Endocrinologia Pediátrica do Hospital. Ou seja, aprenderão mais sobre diabetes brincando. Para encerrar a semana, na sexta (13), haverá exposição de vídeos educativos, sorteio de brindes e testagem rápida de parâmetros como hemoglobina glicada e colesterol no Ambulatório de Endocrinologia do Hospital Universitário. A programação completa está disponível em: bit.ly/semanadediabetes.

 

463 milhões de adultos diabéticos no mundo

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), em 2019, 463 milhões de adultos conviviam com o diabetes no mundo. No Brasil, há mais de 16,8 milhões de pessoas com diabetes. Estima-se que metade desconheça a presença da doença, o que impacta negativamente no controle e no acometimento de complicações relacionadas à doença.

As projeções epidemiológicas para os próximos anos apontam para um aumento substancial na prevalência de diabetes no Brasil e no mundo. Nesse sentido, ressalta-se a importância de ações educativas para prevenção, rastreamento e controle desse problema de saúde pública, que contam bastante com a equipe multiprofissional. Em 2020, inclusive, a Federação Internacional de Diabetes elencou como tema para alusão ao dia mundial do diabetes a importância dos enfermeiros na assistência.

“Mesmo com a pandemia, pensamos em estratégias presenciais e virtuais para chamar a atenção da população sobre o diabetes, ofertando informações que envolvem desde sua prevenção, fatores de risco, rastreio, diagnóstico precoce, tratamento, bem como prevenção de complicações”, afirma Tatiana Moreira, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Assistência em Diabetes do HUWC. No Brasil, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes, são responsáveis por mais de 70% das mortes, sendo que o excesso de peso é o maior fator de risco para o aumento da doença.

 

Sobre a Ebserh

O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

 

SERVIÇO:

Semana de Conscientização para o Cuidado em Diabetes do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh

Quando? 9 a 13 de novembro

Onde? No Hospital Universitário Walter Cantídio

Acesse a programação completa aqui: bit.ly/semanadediabetes