Notícias Notícias

Voltar

HUWC certifica equipes de melhor desempenho nos requisitos essenciais do Selo Ebserh de Qualidade

DIA MUNDIAL DA QUALIDADE

HUWC certifica equipes de melhor desempenho nos requisitos essenciais do Selo Ebserh de Qualidade

No Dia Mundial da Qualidade, celebrado hoje (12 de novembro), o Hospital Universitário Walter Cantídio certificou as nove áreas que apresentaram os percentuais de 80%, 90% e 100% de conformidade com os requisitos essenciais do Selo Ebserh de Qualidade (SEQuali). Graças aos esforços da nossa comunidade hospitalar, o HUWC conquistou o 2º lugar na avaliação geral de atendimento aos requisitos gerais e essenciais do SEQuali.

Áreas certificadas com 80% de conformidade:

- Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados

- Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho

- Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

- Unidade de Laboratório de Análise Patológica

- Unidade de Monitoramento e Avaliação

- Unidade de Gestão de Documentação Clínica

Áreas certificadas com 90% de conformidade:

- Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI)

Áreas certificadas com 100% de conformidade:

- Agência Transfusional

- Unidade de Processamento de Informação Assistencial

  

  

  

  

 

O Selo Ebserh de Qualidade tem o objetivo de promover a gestão da qualidade e a excelência na gestão, na educação, na pesquisa e na extensão em saúde no âmbito dos hospitais universitários federais que compõem a rede Ebserh. Em dezembro de 2019, o Hospital Universitário Walter Cantídio passou pelo primeiro processo de avaliação interna da qualidade. Na oportunidade, evidências foram mapeadas e monitoradas, comprovando, com isso, os requisitos estabelecidos pelo Programa Ebserh de Gestão da Qualidade e que estão apresentados no manual do SEQuali. Importante destacar que todos os 40 hospitais que compõem a rede Ebserh realizaram seus processos avaliativos, durante igual período de tempo, seguindo os mesmos critérios estabelecidos pelo programa.

Estiveram presentes ao evento de hoje o gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio, Arnaldo Peixoto; a gerente administrativa do Complexo Hospitalar, Eugenie Néri; a chefe da Divisão de Enfermagem do HUWC, Rita Paiva; Renata Arruda, neste ato, representando a Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico; Andreína Fontenele, chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais; e Elayne Pacífico, chefe do Setor de Regulação.

O gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio, Arnaldo Peixoto, reforçou a importância do posicionamento do HUWC no ranking nacional da Ebserh, agradeceu o apoio das áreas para a conquista desse resultado e motivou a equipe para que mais ações de melhoria contínua ocorrem para a manutenção e até mesmo a ampliação dos bons resultados.

“Este momento nos enche de orgulho porque nos permite dividir a conquista com cada um dos gestores, colaboradores, estudantes e pacientes que compõem o HUWC. Vale destacar que, embora tenhamos alcançado importante reconhecimento, trabalharemos para corrigir os pontos que não foram tão bem avaliados e melhorar os demais, de forma a poder ocupar posições de maior destaque, tendo como resultado principal uma prestação de serviços cada vez mais qualificada e que seja capaz de ensinar para transformar o cuidar”, disse, bastante emocionada, Mona Lisa Bruno, chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.