Notícias Notícias

Voltar

Mutirão de saúde atende mais de 80 crianças e idosos de lares e abrigos em Salvador

Ebserh Solidária

Mutirão de saúde atende mais de 80 crianças e idosos de lares e abrigos em Salvador

Terceira edição da iniciativa contará com o envolvimento de todos os profissionais da Maternidade

A Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA) realizou um mutirão de saúde e ações educativas nesta quinta-feira, 20 de dezembro, atendendo a mais de 80 crianças e idosos de uma creche e um abrigo localizados no bairro de Nazaré, em Salvador, como parte da ação Ebserh Solidária.

Durante a manhã, a Maternidade atendeu 56 crianças da creche da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), onde realizou avaliações e orientações de saúde bucal, seguida de escovação supervisionada.

Além disso, contou ainda com ações educativas sobre alimentação saudável e atividades lúdicas como contação de história, ginástica, recreação e distribuição de presentes, devido à proximidade com o Natal.

Já durante a tarde, a ação aconteceu no Lar Santo Expedito, onde vivem 26 idosos. No local foram realizados atendimentos de fisioterapia e educação física com alongamento e massagens, orientação quanto ao uso de medicamentos e orientação nutricional. Também foram distribuídos kits de higiene pessoal para cada morador e o encontro contou com uma apresentação musical.

A ação teve a participação de mais de 100 profissionais, de diversas áreas de atuação como nutrição, odontologia, educação física, fisioterapia e farmácia. Além dos profissionais que contribuíram com a organização e doação de presentes.

A superintendente da Maternidade Climério de Oliveira, Sinaide Coelho, ressaltou o caráter solidário e humanizado da ação. “Unimos os esforços dos nossos profissionais em benefício da comunidade na qual estamos inseridos. Além das ações de saúde, levaremos também atenção e um olhar acolhedor, principalmente nesse momento tão especial de final de ano”, declarou.

Ebserh Solidária

A Ebserh Solidária é uma ação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares que foi realizada simultaneamente pelos 40 hospitais universitários federais vinculados à Rede, incluindo a MCO-UFBA. Nesta edição, o objetivo foi levar atendimento de saúde e humanização para crianças e idosos que vivem em lares e abrigos em todo o país.

O projeto foi instituído no ano de 2017 com o objetivo de levar atendimento em educação e saúde fora do ambiente hospitalar, com ações de prevenção e promoção da saúde. Na primeira edição, houve mais de 16 mil atendimentos a populações em situação de vulnerabilidade social, pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. 

Na 2ª edição, ocorrida em agosto de 2018, foram realizadas ações educacionais preventivas em saúde, exames, consultas e vacinação na população de venezuelanos que vivem em abrigos em Roraima, sendo realizados mais de 4,6 mil atendimentos na área de clínica médica, pediatria, ginecologia, enfermagem, oftalmologia, odontologia, infectologia e exames de testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B, e exames de próstata. A ação médico-humanitária se deu em virtude do número crescente de venezuelanos no estado de Roraima, no intuito de minimizar o impacto gerado nos serviços públicos de saúde.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Por Lidiane Borges
Jornalista - DRT-BA 3375

Imagens: