Notícias Notícias

Voltar

Maternidade realiza Semana de Prevenção e Controle de Infecções

Higiene das mãos

Maternidade realiza Semana de Prevenção e Controle de Infecções

Equipes orientam qual a maneira correta para higienizar as mãos

Nesta quarta-feira, 15 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional de Controle de Infecção, será realizado o treinamento “Caixa Reveladora” com mães e pais dos bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva e de Cuidados Intermediários da Maternidade Climério de Oliveira.

Ao inserir as mãos na caixa, uma luz negra identifica os pontos que não foram lavados adequadamente e a equipe vai orientar sobre qual a forma correta de higienizar as mãos e reduzir os riscos de infecção hospitalar.

De acordo com Jacielma Freire, Infectologista, “a higiene das mãos é a medida mais simples e mais eficaz para a prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde”.

A atividade será conduzida pela equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da MCO-UFBA e faz parte da Semana de Prevenção e Controle de IRAS – Infecção Relacionada a Assistência à Saúde.

Além da atividade da caixa reveladora, a CCIH vai promover ainda outros treinamentos voltados para funcionários de diversos setores da instituição, internos do programa de residência em Obstetrícia e pacientes.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

A Maternidade Climério de Oliveira faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades.

Como hospital vinculado a UFBA, a MCO-UFBA atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoia a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas, sendo campo de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Por Lidiane Borges
Jornalista - DRT-BA 3375

Imagens: