Notícias Notícias

Voltar

MCO-UFBA participa de campanha mundial sobre Segurança do Paciente

Segurança do Paciente

MCO-UFBA participa de campanha mundial sobre Segurança do Paciente

As ações se estenderão durante toda a semana

Nesta terça-feira, 17 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Para marcar a data, a Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia e filiada à Rede Ebserh está participando da campanha internacional para conscientização da população pela segurança do paciente como prioridade global dos serviços de saúde. 

Com o tema “Fale pela Segurança do Paciente” a Maternidade preparou uma série de ações educativas com distribuição de folders e passatempos, além de atividades in loco durante as reuniões diárias das equipes assistenciais.

Dentre os assuntos abordados estão a higiene das mãos, o protocolo de identificação segura e o aplicativo Vigihosp para notificação de eventos adversos na assistência.

“Nosso objetivo é divulgar as ações realizadas pela maternidade e promover um engajamento de todos pela segurança dos pacientes, envolvendo todas as categorias profissionais e também nossos internos que estão em processo de formação”, enfatizou Lorena Pastor, chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP).

As atividades vão se estender durante toda a semana abordando conceitos básicos de Segurança do Paciente e conscientizando profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes sobre riscos a que estão expostos e como evitá-los.

“Tratar de segurança do paciente é tentar reduzir o risco de danos desnecessários dentro do ambiente de saúde”, acrescentou Leila Brito, enfermeira do SVSSP.

A iniciativa da campanha é da Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem apoio, no Brasil, da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), com ampla participação dos hospitais da rede Ebserh. 

Sobre a Rede Ebserh

A Maternidade Climério de Oliveira faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades.

Como hospital vinculado a UFBA, a MCO-UFBA atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoia a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas, sendo campo de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Por Lidiane Borges
DRT BA 3375

Imagens: