Notícias Notícias

Voltar

Comunicação humanizada é tema de curso para líderes da MCO-UFBA

Capacitação

Comunicação humanizada é tema de curso para líderes da MCO-UFBA

O curso envolveu 70 profissionais da instituição

Como aprimorar a fala em público e desenvolver uma comunicação humanizada, afetiva e profissional no ambiente de trabalho? Esse foi o tema abordado na última edição do Curso de Líderes da Maternidade Climério de Oliveira, que aconteceu nas duas primeiras semanas deste mês de novembro. A atividade foi conduzida por Mariana Freire, atriz e facilitadora do Projeto “A Arte de Falar”.

Cerca de 70 líderes da Climério, divididos em três turmas, participaram de um total de 16h de imersão nas atividades com o objetivo de expandir e cocriar uma comunicação mais sensível, consciente e humanizada não só dentro da instituição, mas também nas vidas pessoais.

“Não comunicamos apenas dados e informações, mas também o nosso tom de voz, a nossa expressão, nossos gestos, nossas emoções. O projeto A Arte de Falar tem o objetivo de humanizar essa comunicação e levá-la para um lugar onde seja possível reconhecer os erros, pedir desculpas, olhar nos olhos e assumir o compromisso de cuidar das nossas relações da melhor maneira possível”, explica Mariana.

Mariana destaca ainda que é importante reconhecer que dentro dos ambientes das instituições existem pessoas com singularidades e peculiaridades e que é necessário trabalhar com mais compaixão para garantir um ambiente mais compreensivo.

O curso abordou aspectos subjetivos da comunicação interpessoal, buscando desenvolver as habilidades de escuta e de expressão dos participantes, levando em consideração o estabelecimento de vínculos e a autorresponsabilização pela forma de comunicação realizada por cada um.

A atividade fez parte do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, uma iniciativa da Superintendência da MCO-UFBA, por meio da Unidade de Planejamento, com o objetivo de preparar adequadamente os profissionais para a função de liderança e gestão e garantir um serviço ainda mais qualificado para a população.

De acordo com Soraya Cravo, chefe da Unidade de Planejamento, a proposta deste curso foi cuidar das relações interpessoais e da fala pública dos líderes da instituição, uma necessidade identificada pelos próprios profissionais em encontros anteriores. “A nossa intenção é capacitar e cuidar dos nossos líderes para que possam devolver esse cuidado à sociedade por meio de um trabalho eficiente e com atenção integral às necessidades dos nossos usuários”, enfatizou Soraya.

 

Lidiane Borges
Jornalista - DRT-BA 3375

Imagens: