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MCO faz nova pesquisa de satisfação junto aos usuários

Pesquisa de Satisfação

MCO faz nova pesquisa de satisfação junto aos usuários

Com o objetivo de oferecer o melhor acolhimento aos pacientes, a Maternidade Climério de Oliveira  realiza entre os dias 13 de julho e 21 de agosto o 2º ciclo de Pesquisa de Satisfação do usuário de 2015.  A iniciativa é da Ouvidoria Geral de Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e está sendo realizada em todos os 27 hospitais universitários sob gestão da Ebserh. A pesquisa é aplicada a cada três meses e o novo modelo informatizado vem sendo realizado  desde o segundo semestre de 2014 na Maternidade Climério de Oliveira.
 
O questionário está sendo aplicado pela ouvidoria da Maternidade, através de um tablet, a 332 pacientes do ambulatório e 204 nas enfermarias. Por meio de sete perguntas, os cidadãos interessados em participar avaliam quesitos como o tempo de espera para atendimento, estrutura da instituição e acolhimento. As informações são enviadas automaticamente para um banco de dados da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que administra a unidade, e processadas ao término de cada pesquisa.  A partir dos resultados será elaborado um plano de ação de melhorias, com ações efetivas principalmente nos pontos críticos identificados pelos usuários.
 
No primeiro ciclo de pesquisa de 2015, realizado de 6 de abril a 1º de junho, mais de 81% das pessoas ouvidas disseram estar satisfeitas com o local de espera na recepção da maternidade. Mais de 83% dos ouvidos também aprovaram a higiene, limpeza e organização da unidade hospitalar. As instalações na área do atendimento médicos também foram aprovadas por mais de 81% das pacientes. O número de aprovação chega a quase 90% quando o assunto é o atendimento na recepção, e passa de 93% quando foram perguntadas sobre o atendimento da equipe de saúde. Já em relação ao tempo de espera pelo atendimento/internação, apenas 55% das pacientes responderam que foi bom. O dado demonstra que ainda é meta da instituição a redução do tempo de espera para o atendimento tanto no ambulatório, quanto na emergência.
 
Com relação ao atendimento geral, mais de 95% das pacientes aprovaram, e mais de 97% delas disseram que indicariam a unidade para outras pessoas. A pesquisa demonstra que a instituição tem capacidade de executar seus serviços de forma confiável e precisa, de acordo com que foi estabelecido ou prometido na busca da excelência.
 
"O objetivo é qualificar e humanizar cada vez mais os atendimentos da mais antiga maternidade do Brasil como referência em assistência, ensino e pesquisa. Por isso contamos com a participação daqueles que são afetados diretamente pelos serviços que prestamos. Ouvi-los é muito importante e torna a gestão mais participativa, onde todos saem ganhando", afirma Mônica Neri, diretora da Climério de Oliveira.