Notícias Notícias

Voltar

Vice-presidente da Ebserh discute processo de gestão plena da MCO-UFBA

GESTÃO

Vice-presidente da Ebserh discute processo de gestão plena da MCO-UFBA

A visita à Maternidade aconteceu na terça-feira, 4 de fevereiro

Nesta terça-feira, 4 de fevereiro, o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Eduardo Vieira, esteve na Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh), para tratar de assuntos relacionados ao processo de gestão plena do hospital pela Ebserh e garantiu investimento da sede para a melhoria da infraestrutura da instituição.

Eduardo Vieira esteve reunido com a superintendente da MCO-UFBA/Ebserh, Sinaide Coelho, e representantes das gerências administrativa, de ensino e pesquisa e de assistência à saúde, além da auditoria da instituição, para discutir questões técnicas do relatório e planejamento da gestão.

De acordo com o vice-presidente, o objetivo com a gestão plena é que os hospitais consigam trabalhar de forma mais eficiente nas suas realidades de ensino e assistência. “Tenho a convicção de que a instituição vai conseguir trabalhar melhor pois terá mais autonomia para gerir seus processos”, afirmou.

Em seguida foi realizada uma visita à obra de reforma e ampliação da área assistencial da instituição, que tem previsão de conclusão para agosto de 2020.

“A Maternidade Climério de Oliveira historicamente forma profissionais especializados e de renome no país. Para isso manter esse nível de qualidade, precisamos de um hospital universitário com estrutura adequada para o ensino. Garantimos nosso apoio e investimento para melhoria da infraestrutura dessa instituição centenária”, afirmou Eduardo.

O que é gestão plena

A gestão plena acontece quando a unidade hospitalar passa a ter condições de receber de forma direta o repasse de recursos dos atendimentos de saúde realizados por meio da Contratualização com Sistema Único de Saúde (SUS).

Os recursos normalmente são destinados à universidade e, com a gestão plena, os valores seguirão direto para a Ebserh que repassará ao hospital.

A gestão plena dá condições das equipes de governança dos hospitais agirem de forma mais independente, mais ágil e responsável, uma vez que os recursos podem ser geridos diretamente. Os hospitais com gestão plena têm condições, dentre outras ações, de realizar licitações de maneira direta e tornar o processo de compras mais transparente.

Rede Ebserh

A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh, que administra 40 hospitais universitários federais. Destes, 13 unidades ficaram entre os 20 órgãos mais elogiados. No total, a Rede Ebserh reuniu mais de 4mil elogios, totalizando 51,75% do total de manifestações positivas contabilizadas pela CGU, o que significa mais da metade de todos os elogios recebidos por todas as instituições do Poder Executivo Federal juntas no ano de 2019.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 

Lidiane Borges
Jornalista - DRT-BA 3375