Notícias Notícias

Voltar

Ebserh e UNOPS iniciam projeto para construção de novo prédio da MCO-UFBA

Novo prédio

Ebserh e UNOPS iniciam projeto para construção de novo prédio da MCO-UFBA

As reuniões foram realizadas nos dias 3 e 4 de março

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOSP) iniciaram nesta semana as discussões para elaboração do projeto de construção do novo prédio da Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia, hospital universitário pertencente à Rede Ebserh.

O novo projeto prevê um hospital com 120 leitos, ampliando em 30% da capacidade atual da Maternidade e implantando leitos de Unidade de Terapia Intensiva adulta, serviço que não existe na instituição atualmente. 

De acordo com Sinaide Coelho, a ampliação dos leitos e implantação da UTI adulta proporcionarão diversos ganhos para a instituição: “Além de garantirmos o atendimento assistencial à população baiana, com o novo serviço será possível qualificar a formação dos estudantes que têm a Maternidade como campo de prática”, explicou Sinaide.

As reuniões e visitas às instalações da Maternidade aconteceram nos dias 3 e 4 de março, reunindo a gestão e a equipe de Infraestrutura da MCO-UFBA/Ebserh, representantes das Diretorias de Atenção à Saúde e da Administração e Infraestrutura da Ebserh e arquitetos e gerentes de projeto da UNOPS e da Arqhos Consultoria e Projetos, empresa vencedora da licitação para elaboração do projeto do novo prédio.

O projeto deverá ser concluído até o mês de dezembro de 2020, sendo a sua primeira etapa apresentada até o mês de abril. Após a conclusão, será realizada a licitação para execução da obra, que tem custo estimado em R$ 70 milhões. O planejamento é de que a obra seja executada por etapas, viabilizando a aquisição dos recursos necessários.

O planejamento assistencial inicial para construção do novo prédio da MCO-UFBA/Ebserh foi validado pela Ebserh em novembro de 2018.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

A Maternidade Climério de Oliveira faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Lidiane Borges
Jornalista - DRT-BA 3375

Imagens: