Notícias Notícias

Voltar

MCO chama atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Saúde

MCO chama atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais frequente em todo o mundo e o mais comum entre as mulheres

Com o objetivo de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Maternidade Climério de Oliveira (MCO) está otimizando o acesso ao exame de rastreamento. Mulheres que já tenham a requisição para o procedimento devem procurar a sede da maternidade, setor de mamografia, das 08 às 12 horas, munidas de RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e solicitação assinada e carimbada pelo médico. A mamografia será agendada e realizada na própria MCO, que fica na rua do Limoeiro, em Nazaré. "O exame não previne o câncer de mama, mas possibilita a detecção precoce da doença. Com isso, aumentam as chances de cura que chegam a 95% dos casos", alerta Mônica Neri, médica obstetra, diretora da maternidade. A especialista alerta ainda que as mulheres a partir dos 40 anos devem realizar anualmente exames preventivos para detecção em fase inicial de outros tumores como do endométrio, ovário, colo do útero e intestino, aumentando as chances de sucesso no tratamento.
 
Dados
 
O câncer de mama, segundo tipo mais frequente em todo o mundo, é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.
 
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 57 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados este ano no Brasil. Esse tipo da doença representa 22% dos tumores detectados no país. Os dados revelam ainda que 50% das pacientes atendidas pelo SUS descobrem a doença em estágio avançado.