Notícias Notícias

Voltar

Cirurgias eletivas e marcação de exames são suspensos

Coronavírus

Cirurgias eletivas e marcação de exames são suspensos

Alguns procedimentos serão realizados apenas para pacientes já agendadas

Considerando que a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) recebe um alto quantitativo de pacientes diariamente para consultas e realização de exames, a unidade decidiu adotar algumas medidas de restrição de acesso com o objetivo de organizar o fluxo de circulação de pessoas e evitar aglomerações em espaços, preservando assim os pacientes já internados e os profissionais da instituição, diante da pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Portanto, a partir desta sexta-feira, 20 de março, estão suspensas as cirurgias eletivas de mama e histeroscopia. Os serviços realizarão triagem das pacientes e manterão procedimentos apenas em casos de risco de doença maligna.

Também está suspensa a marcação de exames de mamografia e laboratório e os serviços atenderão apenas às pacientes já marcadas, mas não realizarão novos atendimentos.

Foram suspensas ainda as consultas ambulatoriais de Reabilitação, Fonoaudiologia, Educação física, Psicologia, Hematologia, Clínica Médica, Genética Médica, Paliação, Odontologia, Neuropediatria, Planejamento familiar ultrassonografia transvaginal, grupo de gestantes e visita de vinculação.

Serviços mantidos

Os serviços de internamento continuam em funcionamento, atendendo apenas pacientes reguladas pela rede e as que realizam o pré-natal na unidade.

As pacientes matriculadas no pré-natal de risco habitual estão com as consultas mantidas, no entanto, a unidade não realizará a matrícula de novas pacientes. Já o pré-natal de alto risco está com atendimento restrito aos Distritos Sanitários vinculados (Barra/Rio Vermelho e Centro Histórico) e suspenso para pacientes do interior.

Outras especialidades e atendimentos do ambulatório foram mantidos apenas para pacientes já em acompanhamento, como Cardiologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Atenção ao Abortamento em Salvador (Atenas), cirurgia pediátrica e Follow-up. O atendimento a vítimas de violência sexual permanece aberto com livre acesso.

Não está permitida a presença de acompanhantes às salas de exames e consultórios do Ambulatório. Já no internamento é permitida a entrada de acompanhantes que tenham entre 18 e 59 anos de idade e que não apresentem sintomas de gripe.

A marcação de exames e consultas será realizada exclusivamente pelos telefones (71) 3283-9269 e (71) 3283-9300, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O atendimento da Ouvidoria está funcionando sem atendimento presencial, mas com o registro de demandas por meio das caixas de coleta, e-mail (ouvidoria.mco@ufba.br), site (https://sistema.ouvidorias.gov.br/) e telefone: (71) 3283-9200.