Notícias Notícias

Voltar

Campanha de vacinação contra pólio começa neste sábado (15)

VACINAÇÃO

Campanha de vacinação contra pólio começa neste sábado (15)

Em Salvador, a meta é vacinar 95% das crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos, número que corresponde a aproximadamente 146.305 meninos e meninas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa neste sábado (15) e vai até 31 de agosto, em todo o país. Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico.
 
Em Salvador, a meta é vacinar 95% das crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos, número que corresponde a aproximadamente 146.305 meninos e meninas. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos de poliomielite.
 
O DIA D contra a paralisia infantil também acontece no sábado (15), quando a Prefeitura de Salvador disponibilizará 350 postos de vacinação, entre fixos e volantes, espalhados por toda a cidade. A imunização será realizada nos postos de saúde, escolas, creches, igrejas, centro e associações comunitários, supermercados e shoppings.
 
 
Multivacinação
 
A campanha ainda atualizará o cartão de vacina das crianças que tiverem algum tipo de déficit de imunização. Serão garantidas doses contra BCG, Tríplice Viral, Hepatites A e B, Tetravalente, Pentavalente, Rotavírus, PNC 10 e Meningite. Cerca de 163 mil crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos deverão comparecer às unidades de saúde para atualização da caderneta de vacina.