Notícias Notícias

Voltar

Grupo de “correspondentes” potencializa ações de comunicação na MEAC

TIME DE COMUNICAÇÃO

Grupo de “correspondentes” potencializa ações de comunicação na MEAC

A comunicação é de extrema importância em qualquer organização. E em ambiente hospitalar, é ainda mais necessário que ela seja eficiente. No último dia 10 de julho, parte do Time de Comunicação MEAC esteve reunida mais uma vez para comemorar conquistas, avaliar ações atuais, planejar os próximos passos e se inspirar, conhecendo a experiência de comunicação de duas outras instituições ligadas à saúde. A chefe da Unidade de Comunicação Social da MEAC, Danielle Campos, convidou a gestora de Comunicação da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), Cristiane Bonfim, e a coordenadora de Conteúdo do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Clara Marques.

Cristiane Bonfim, que responde pela comunicação dos onze hospitais estaduais, trouxe uma exposição do seu trabalho no âmbito da comunicação e disse que nos dias atuais “há um sensacionalismo, um interesse por coisas ruins e a gente pode atuar na contramão disso”.  Estava presente, também como palestrante, Ana Clara Marques, coordenadora de comunicação do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), que mostrou aos presentes as estratégias empregadas por ela e sua equipe tanto para melhor as condições de trabalho do pessoal da comunicação no ICC quanto a qualidade do produto final de sua equipe, dando ênfase ao importante suporte que as redes sociais e a inteligência artificial conferem ao trabalho do profissional da comunicação em saúde.

No encontro, foi anunciada a participação da MEAC no grupo de nove dos 40 hospitais da rede que vão construir o plano nacional de comunicação interna da Ebserh. Os outros oito hospitais selecionados pela sede foram: HC-UFMG, HU-UFGD, Humap-UFMS, He-Ufpel, HU-UFS, HUGV-Ufam, MEJC-UFRN e MCO-UFBA. A ideia é que, em dupla com a sede, cada hospital visite pelo menos mais uma filial da Ebserh para diagnóstico da comunicação interna e levantamento das ações eficazes replicáveis.

Os correspondentes de comunicação, como os participantes do Time são chamados, analisaram as ações atuais e reforçaram o compromisso em serem multiplicadores das iniciativas. Foram também convidados a finalizarem o Plano de Comunicação da MEAC, uma tarefa do PDE 2018-2020, no qual Comunicação Interna foi definido como um dos cinco macro-problemas da instituição. A previsão é que o planos seja submetido ao Colegiado Executivo do Complexo e publicado até o final de outubro deste ano.

A avaliação dos participantes foi bastante positiva. Para a técnica de enfermagem Tânia Almeida, da Clínica Cirúrgica, o encontro foi muito enriquecedor: “Nos deixou com vontade de buscar pautas e divulgar notícias positivas acerca daquilo que produzimos em cuidado e saúde”. Opinião que coincide com a da enfermeira Roselise Saraiva, da Unidade Canguru: “Foi, sem dúvida, um momento ímpar, que trará bons frutos. Ficamos todos maravilhados. Arregaçar as mangas é o próximo passo”, disse.

O Time de Comunicação da MEAC conta, atualmente, com 53 colaboradores de diferentes setores e formações profissionais que atuam como apoiadores da Unidade de Comunicação Social, tanto no levantamento de informações, quanto na divulgação de notícias e campanhas. É a semente para a implementação da Comissão de Comunicação da maternidade. Em janeiro deste ano houve as duas primeiras turmas de capacitação e outra está prevista para este segundo semestre. Os interessados em participar do grupo podem entrar em contato com a UCS pelo ramal 8577 ou pelo e-mail  comunicacao.meac@ebserh.gov.br .

Imagens: