Notícias Notícias

Voltar

Banco de Leite da MEAC é homenageado pelo Governo do Estado do Ceará

Agosto Dourado

Banco de Leite da MEAC é homenageado pelo Governo do Estado do Ceará

Homenagem foi durante o IV Seminário Estadual do Aleitamento Materno, realizando em Fortaleza.

O Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizou nesta terça-feira, 27 de agosto, o IV Seminário Estadual do Aleitamento Materno, em Fortaleza. O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, foi homenageado por sua atuação, na pessoa da chefe da unidade, a enfermeira Janaina Landim. Profissionais de outros setores da maternidade também estiveram presentes, reforçando a importância da transdisciplinaridade na política de incentivo à amamentação.
 

O intuito foi estimular o aleitamento materno, sensibilizar e capacitar os profissionais e gestores da saúde para a importância de apoiar as mães no ato de amamentar. “O amamentar é mais importante do que nutrir a criança. Envolve interação profunda entre mãe e filho. Durante a amamentação acontece a troca de olhares e esse contato visual favorece o afeto, a proximidade, o que desperta a sensibilidade para o comportamento do bebê”, destacou a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana.

A coordenadora da Estratégia QualiNEO no Ceará, enfermeira Rosy Denyse Oliveira, do BLH da MEAC, apresentou a palestra “Estratégia Qualineo – Fortalecendo a assistência neonatal”. Em seguida, a enfermeira Ana Paula Façanha, coordenadora de Enfermagem da Neonatologia da MEAC, fez sua exposição sobre o tema “Salve-vidas: Ordenha na beira do leito”, em que relatou os benefícios da prática que tem revolucionado a recuperação de prematuros nas unidades neonatais de alto e médio risco da Maternidade-Escola.

O evento foi parte do Agosto Dourado, que este ano aborda a temática “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”. A Campanha Mundial da Amamentação destaca a conscientização dos pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno. O seminário reuniu profissionais de saúde de todos os municípios do Estado que promovem o aleitamento materno, tanto no nível de atenção básica de saúde, como nos Hospitais Amigos da Criança e unidades com Banco de Leite Humano.

 

Fonte: Unidade de Comunicação Social da MEAC com colaboração da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará