Notícias Notícias

Voltar

GEP apresenta em vídeos as estratégias de Ensino no contexto da pandemia Covid19

COVID-19

GEP apresenta em vídeos as estratégias de Ensino no contexto da pandemia Covid19

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/Ebserh (CHUFC) tem desenvolvido estratégias inovadoras para manter a excelência na formação de profissionais nas áreas da saúde durante a pandemia. Uma delas foi a criação da série “Inova Ensino” de vídeos de curta duração que estão sendo gravados junto ao corpo de supervisores/coordenadores dos programas de residência médica e multiprofissional e professores da UFC com intuito de divulgar essas novas ações.

As atividades formativas, sobretudo aquelas voltadas aos residentes e estudantes de graduação da UFC, precisaram ser repensadas de modo a preservar a qualidade do ensino e adaptar-se ao novo contexto. “Tal compartilhamento fortalecerá as iniciativas por gerar integração e conhecimento do que está sendo realizado entre os partícipes desse processo. O uso de ferramentas tecnológicas e metodologias da telessaúde tem proporcionado a criação de novos cenários de práticas”, explica Renan Montenegro Júnior, gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar. Ana Izabel Nicolau, enfermeira da Assessoria de Projetos da GEP, acrescenta que o projeto cumprirá importante papel social em divulgar para a comunidade científica e população em geral as atividades de formação, produção do conhecimento e desenvolvimento tecnológico e inovação geradas no atual panorama da Covid-19.

As gravações e edições são realizadas na GEP, em espaços de prática de ensino, a partir do convite e esclarecimento do objetivo da iniciativa junto aos docentes. “Almejamos alcançar supervisores/ coordenadores dos programas de residência médica e multiprofissional, professores das áreas da saúde, residentes, graduandos, corpo clínico e usuários dos serviços ofertados pelo HUWC e pela MEAC”, diz Luís Carlos Alexandre, Chefe da Telessaúde do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Os vídeos são divulgados nos sites, redes sociais (youtube, instagram e facebook) e TVs corporativas do Complexo Hospitalar, com o apoio das Unidades de Comunicação Social. Os três primeiros conteúdos abordados são as adaptações da Residência Médica (Resmed) e da Residência Multiprofissional (Resmulti), apresentados pelo Dr. Rainardo Puster, Chefe da Unidade de Residência Médica e pela enfermeira Tatiana Moreira, Coordenadora do Programa da Resmulti em Assistência em Diabetes, respectivamente. A professora Annya Goes, Coordenadora da COREME e supervisora do programa de Cirurgia Geral, apresenta no terceiro vídeo as práticas em cirurgias simuladas ocorridas no Laboratório de Simulação do CH-UFC situado na GEP. 

Confira a playlist Inova Ensino no canal do Complexo Hospitalar da UFC no Youtube clicando aqui.

 

 Saiba mais:


A GEP possui entre suas competências a de promover um ambiente integrado e colaborativo entre a atenção à saúde, o ensino, a pesquisa e a extensão. Assim, no âmbito do ensino, apoia a formação da comunidade discente de graduação, residentes médicos e multiprofissionais, discentes da pós-graduação lato e stricto sensu, ligas acadêmicas, proponentes de projetos de pesquisa, extensão e inovação, estudantes da UFC e discentes de outras instituições de ensino conveniadas com o CHUFC. A série Inova Ensino é um dos mecanismos de comunicação sobre o papel estratégico do CHUFC na formação profissional, produção do conhecimento, desenvolvimento tecnológico e inovação.