Notícias Notícias

Voltar

Nova edição da Revista de Medicina da UFC já está disponível

PERIÓDICO CIENTÍFICO

Nova edição da Revista de Medicina da UFC já está disponível

Fortaleza, 04 de abril de 2019 – A Revista de Medicina da Universidade Federal do Ceará acaba de lançar o segundo número do seu 59º volume. O intuito do periódico é tornar conhecido o que há de mais atual em desenvolvimento e pesquisa científica em medicina e nas demais áreas de saúde. A Revista tem sido publicada desde 1961 com o objetivo de alcançar estudantes de graduação e pós-graduação em medicina e suas ramificações, bem como médicos residentes e profissionais que atuam na saúde e no ensino nas universidades.

 

Esta edição traz 12 produções, entre artigos originais, artigos de revisão, relatos de caso e editorial. Entre os temas abordados estão “Serviço de Cirurgia Fetal da Universidade Federal do Ceará – breve histórico";  "Vitamin B12 deficiency: metabolic effects, clinical evaluation and treatment"; "Avaliação da sexualidade em paciente adulta com hiperplasia adrenal congênita forma clássica não-perdedora de sal: relato de caso"; "Sintomas neurológicos transitórios associados à raquianestesia - relato de caso"; e "Análise do perfil das cirurgias cardiovasculares do Hospital Universitário Walter Cantídio". 

Artigos e demais contribuições podem ser submetidos à revista a qualquer tempo. Conforme o fechamento de cada volume, os textos aceitos são publicados. A Revista recebe para submissão artigos originais, de revisão e de opinião; short communication; protocolos de conduta; relatos de casos; imagens médicas; resumos de dissertações, de teses e de trabalhos de conclusão de curso de residência nas áreas da saúde; além de cartas ao editor. Para mais informações, visite http://periodicos.ufc.br/revistademedicinadaufc.

 

Esta publicação é apoiada pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh. Sua produção conta com a comunidade acadêmica da UFC e de outras instituições de ensino. Os editores-chefes são os professores Renan Magalhães Montenegro Junior e Francisco Herlânio Costa Carvalho. Para dúvidas e demais informações, entre em contato com a secretaria da Revista no (85) 3366-8590.

 

Saiba mais

O Complexo Hospitalar da UFC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

 

SERVIÇO:

Para acessar o segundo número do 59º volume da Revista de Medicina da UFC visite: http://periodicos.ufc.br/revistademedicinadaufc/issue/view/781

 

Mais informações: revistademedicina@ufc.br | (85) 3366-8590