Notícias Notícias

Voltar

Ebserh lança edital para multiplicadores de simulação em saúde com 25 vagas para o Ceará

ENSINO E PESQUISA

Ebserh lança edital para multiplicadores de simulação em saúde com 25 vagas para o Ceará

Estão abertas as inscrições para selecionar profissionais a serem capacitados como Multiplicadores em Simulação em Saúde, promovido pela Rede Hospitalar Ebserh. Para o Ceará, são ofertadas 25 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de agosto no Setor de Ensino da Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh – Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo (1º andar do prédio das Ilhas de Ambulatórios), das 8h às 12h20 e das 13h30 às 17h. Todas as informações sobre inscrições e demais etapas do processo seletivo estão no edital normativo.

O curso tem como objetivo qualificar a atuação de profissionais na utilização da simulação como método de ensino na área da saúde. Poderão concorrer às vagas professores que ministram disciplinas práticas na graduação e programas de residência em saúde, preceptores e gestores ligados aos hospitais da Rede Hospitalar Ebserh. Para todo o Brasil, são ofertadas 431 vagas destinadas a 17 centros de treinamento nas cinco regiões do país, com início previsto para agosto de 2019 e término para março de 2020.

Com carga horária de 180 horas na modalidade semipresencial, o curso será realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola Ebserh Educação Corporativa (3EC) e nos Centros de Simulação Clínica de cada Hospital Universitário Federal ou instituição federal de ensino superior para aplicação das estações práticas.

Para a coordenadora de Formação Profissional da Rede Hospitalar Ebserh, Caroline Valero, o curso reforça o uso de metodologias modernas como boas práticas ao campo de vivência dos residentes e graduandos das áreas de saúde. “A capacitação serve como ponto de partida para a implementação da metodologia da formação em simulação da realidade hospitalar, bem como na formação continuada do profissional da área da saúde. Além disso, é de grande expectativa por parte dos 17 polos da Ebserh que convergem para a construção de uma rede colaborativa de Centros de Simulação em Saúde”, afirmou a coordenadora.

O curso é uma parceria da Rede Hospitalar Ebserh com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e Ministério da Saúde.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh