Notícias Notícias

Voltar

Complexo Hospitalar do Ceará recebe 39 novos colaboradores da Ebserh

APROVADOS EM CONCURSO NACIONAL

Complexo Hospitalar do Ceará recebe 39 novos colaboradores da Ebserh

Hoje (01/10), 39 novos colaboradores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tomaram posse no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará. Passam a reforçar o quadro funcional do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) 33 novos médicos, um psicólogo, uma fonoaudióloga, 2 técnicos de análises clínicas, um em contabilidade e outro em farmácia aprovados no concurso nacional nº 01/2019. A solenidade de atividades de integração e procedimentos de contratação dos aprovados ocorreu no auditório da Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar.

O evento de integração seguiu todos os protocolos de segurança em função da pandemia de covid-19, como uso de máscaras por parte dos presentes e reserva de assentos em cumprimento ao distanciamento social. Na sua fala, o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, destacou a felicidade com a chegada do grupo aos Hospitais Universitários do Ceará. “Pela primeira vez, todos os aprovados convocados em primeira chamada assumiram. Isso demonstra que nossa visão de sermos a melhor sala de aula do Norte-Nordeste, com assistência segura, integral e humanizada, pesquisa clínica de excelência e gestão sustentável e inovadora está sendo construída conforme o planejado. Muito obrigado por terem escolhido os nossos HUs como parte da vida de vocês”, disse, emocionado, o gestor.   

Também marcaram presença na solenidade, organizada pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP), os gerentes de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, Prof. Arnaldo Peixoto e Prof. Edson Lucena; de Ensino e Pesquisa, Prof. Renan Magalhães Montenegro Junior; e administrativa, Eugenie Néri. O chefe da Divisão Médica do HUWC, Carmelo Leão, fechou a lista de autoridades.

Expectativas

Bastante entusiasmado com o novo desafio, o médico ginecologista e obstetra Eliade Bezerra Duarte, lotado na Maternidade-Escola, destacou a convocação como parte da realização de um sonho. “Depois de anos me dividindo entre Fortaleza e Iguatu, vou ter um lugar como a MEAC para trabalhar e aprender muito”, disse. Também ansiosa para laudar os primeiros exames no HUWC, a médica radiologista Marília Maria Vasconcelos Girão destacou que trabalhar no Hospital Universitário é como voltar para casa. “Aqui eu me formei. É muito gratificante poder voltar e ainda contribuir para a formação de novos profissionais de saúde”, pontuou.

Pela manhã, logo após a formação da mesa solene, houve a apresentação institucional da Ebserh, com exibição de vídeo do presidente da estatal, Oswaldo Ferreira; e dos Hospitais Universitários do Ceará, feita pela gerente administrativa do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Eugenie Néri. Numa apresentação inspiradora, Eugenie convidou os novos colaboradores a conhecer, por meio de projetos, ações e outros feitos, qualidades importantes do Complexo Hospitalar do Ceará e, principalmente, das pessoas que o constroem todos os dias, como atendimento humanizado, inovação, sustentabilidade econômico-financeira e excelência em ensino e pesquisa.

“Vocês fazem parte agora de uma Rede de 40 Hospitais Universitários Federais, com cerca de 57 mil colaboradores no Brasil, quase 9 mil leitos e aproximadamente 8 mil residentes médicos e multiprofissionais. Imaginem o mundo de possibilidades que aguarda vocês”, refletiu a gerente administrativa. A gestora também destacou a capacidade de reorganização do HUWC e da MEAC no combate à covid-19, com o investimento de R$ 10,6 milhões nas diversas ações de enfrentamento da pandemia, como a compra de equipamentos de proteção individual.  

Em seguida, o evento de integração se concentrou nas informações referentes ao processo de gestão de pessoas, com a apresentação da avaliação de desempenho, das oportunidades de capacitação, do regulamento de pessoal e das orientações sobre segurança e saúde do trabalho. Os convocados também tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas utilizados no Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh.

À tarde, ocorreu a definição das escalas por indicação das chefias do HUWC e da MEAC; a assinatura do termo de opção de jornada de trabalho; a leitura, a conferência e a assinatura dos contratos de trabalho; e o recolhimento das carteiras de trabalho. O dia foi encerrado com a apresentação dos protocolos de segurança do paciente e a entrega de plantas do tipo suculenta com cartão de boas-vindas a cada um dos 39 novos colaboradores.

Sobre a Ebserh

O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS. 

Galeria de imagens: Clique aqui!