Notícias Notícias

Voltar

Revista de Medicina da UFC lança nova edição com 10 produções inéditas

PESQUISA EM SAÚDE

Revista de Medicina da UFC lança nova edição com 10 produções inéditas

A Revista de Medicina da Universidade Federal do Ceará acabou de publicar o terceiro número do seu 60º volume. São 10 produções, entre artigos originais e relatos de caso. O periódico tem como objetivo contribuir para a divulgação e o desenvolvimento da pesquisa científica em medicina e ciências afins, reunindo estudos de diversas áreas da saúde desde 1961. Desse modo, tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação em medicina e de ciências correlatas, médicos residentes, assistentes e docentes de universidades. Acesse a última edição da Revista em http://periodicos.ufc.br/revistademedicinadaufc/index.

Este número traz temas como: “Taxas de suicídio em Fortaleza aumentaram 157% em 10 anos”, “Primeira experiência de tireoidectomia endoscópica transoral por acesso vestibular (TOETVA) no Hospital Universitário Walter Cantídio: relato de dois casos”, “Mortalidade hospitalar de recém-nascidos de muito baixo peso em uma maternidade terciária no município de Fortaleza” e “Perfil clínico-epidemiológico de mulheres no ciclo gravídico-puerperal internadas em uma Unidade de Terapia Intensiva”.

O processo de submissão de artigos da Revista de Medicina da UFC é contínuo. Portanto, os artigos aceitos são publicados de acordo com o fechamento de cada volume. Mais informações no site http://periodicos.ufc.br/revistademedicinadaufc. São aceitos artigos originais, de revisão e de opinião; short communication; protocolos de conduta; relatos de casos; imagens médicas; cartas ao editor; e resumos de dissertações, de teses e de trabalhos de conclusão de curso de residência em áreas da saúde.

Com periodicidade trimestral, a publicação é uma produção da Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh e tem como editor-chefe o Prof. Renan Magalhães Montenegro Junior. A Revista de Medicina da UFC também está disponível no portal de periódicos da Universidade Federal do Ceará. Sua produção conta com o apoio da comunidade acadêmica da UFC e de outras instituições de ensino.

 Sobre a Ebserh 

O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS. 


SERVIÇO:

Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria Editorial da Revista de Medicina da UFC: (85) 3366-8590.

Link de acesso ao 3º número do 60º volume da Revista de Medicina da UFC: http://periodicos.ufc.br/revistademedicinadaufc/index