Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Os Ambulatórios da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand oferecem atendimento especializado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, sendo constituídos por uma equipe multiprofissional capacitada que atua nas áreas de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Nutrição. São ofertadas vagas para a Prefeitura Municipal de Fortaleza, para atendimento da demanda populacional nos seguintes perfis:       

Ginecologia e Obstetrícia para mulheres adultas - Pré-natal de Alto Risco - Mastologia - Ginecologia e Obstetrícia para adolescentes.

Há horários diferenciados de atendimento nas diversas especialidades, que funcionam de segunda a sexta, de 7h às 17h. Para saber os serviços oferecidos com seus respectivos horários de funcionamento, acesse a Carta de Serviços ao Usuário.

Todas as pacientes que entram pela primeira vez para realizar consulta ou exame no ambulatório da MEAC vêm referenciados da Atenção Básica, ou seja, são encaminhadas da Unidade Básica de Saúde. Na própria UBS, solicitam a marcação através do sistema gestor para a MEAC e assim, a paciente é atendida no dia e horário indicado no comprovante de agendamento da consulta/exame recebido no ato da marcação.

Após realizar primeiro atendimento na Maternidade, a maioria dos encaminhamentos dados pelo profissional da MEAC podem ser agendados no próprio local ou no Hospital Universitário Walter Cantídio. Desta forma, a paciente deve dirigir-se ao SAME, pegar uma senha para marcação no sistema gestor, aguardar seu atendimento em um dos guichês de marcação e apresentar o encaminhamento para a especialidade desejada. Esse atendimento funciona de segunda à sexta, das 7h às 16h.

Para saber sobre os exames realizados na MEAC, acesse: Carta de Serviços ao Usuário.

Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia, Neonatologia, Medicina Materno-Fetal, Climatério, Sexualidade Humana, Infertilidade, Dor Pélvica Crônica, Endometriose, Medicina Infanto-puberal, entre outros.

Equipe Multiprofissional: Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem.

A MEAC recebe pacientes gestantes ou com complicações ginecológicas, através da Emergência, com atendimento 24 horas, ou pelo Setor de Regulação da Secretaria de Saúde (transferências).

A MEAC CH-UFC/Ebserh não agenda cesarianas. Os nascimentos por via cirúrgica (cesarianas) são realizados quando há uma real indicação, segundo avaliação médica, em caso de riscos para a mãe e/ou para o bebê. 

- Pacientes que possuam 60 anos de idade (Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003);

- Pessoas com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015).

- Crianças ou adolescentes (Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990

- Os casos de pacientes não previstos em Lei são avaliados pelas equipes assistenciais.

Nas enfermarias, o horário é estendido de 13h às 21h (segunda a sexta) e de 13h às 19h (sábados, domingos e feriados), para um total de 06 visitantes.

Na UTI Adulto, as visitas são divididas nos 03 turnos:

- Manhã: 01 visitante, das 11h às 12h;

- Tarde: 03 visitantes, das 15:30h às 17h;

- Noite: 01 visitante, das 20h às 20:30h (segunda a sexta, exceto feriados).

Nas UTIs neonatais os pais têm acesso livre. A visita dos avós acontece às terças e quintas, no horário de 14:30h às 17:30h e a visita dos irmãos às sextas à tarde. Os demais familiares não têm acesso às unidades, podendo visualizar o bebê através da vidraça no horário normal das visitas.

O atendimento na MEAC é 100% SUS, ou seja, sem qualquer tipo de cobrança ou pedido de contribuição ao paciente e familiares. Qualquer tentativa de cobrança ou solicitação de contribuição em dinheiro para a realização de consultas, exames ou cirurgias é crime e deve ser denunciada tanto à Ouvidoria da Maternidade, quanto às autoridades policiais.

As orientações para acesso à cópia do prontuário da paciente da MEAC CH-UFC/Ebserh estão descritas em nossa Carta de Serviços ao Cidadão, acessível em nosso site

• Presencial, na sala da Ouvidoria localizada próximo à recepção da entrada Principal;

• Caixas de manifestações, localizadas em todos os andares e setores de internação. 

• Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. Registre aqui sua Manifestação;

• E-mail: ouvidoria.meac@ebserh.gov.br