Ensino e Pesquisa Ensino e Pesquisa

Ensino e Pesquisa - Apresentação

Apresentação

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), um dos hospitais universitários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),   possui uma história de mais de 60 anos na prestação de serviços em saúde junto a população do Estado do Rio Grande do Norte. É categorizado como hospital de referência terciária do SUS e funciona como um campo de ensino e aplicação prática para as profissões da área da saúde, cumprindo um meritório trabalho de ensino, pesquisa e atenção à população carente.

Em 2013, a MEJC passou a ser gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) com a missão de garantir e ampliar a assistência à saúde seguindo os princípios fundamentais do SUS, além de contribuir com a formação de profissionais de saúde, dentro do que está proposto no Plano de Reestruturação dos Hospitais Universitários (REHUF). Surge então, a Gerência de Ensino e Pesquisa da MEJC, como parte do contrato Nº 056/2013 firmado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Com as seguintes obrigações e responsabilidades:

I – Preservar e ampliar os espaços e serviços necessários para o processo de ensino e aprendizagem destinados à formação do profissional dos cursos oferecidos pela UFRN, em consonância com as necessidades acadêmicas.

II – Incentivar a produção de conhecimento científico e tecnológico no âmbito dos hospitais, por meio de promoção de projetos de ensino, pesquisa e extensão, de acordo com as diretrizes acadêmicas estabelecidas anualmente;

III – Criar um fundo para o incentivo à pesquisa e à extensão, cujo percentual será definido anualmente pela Diretoria Executiva da EBSERH;

IV – Definir, preservando as necessidades para o ensino, a pesquisa e a extensão de interesse da UFRN, o perfil do Hospital Universitário, a partir das necessidades da rede de saúde e das políticas prioritárias do Ministério da Saúde;

A Gerência de Ensino e Pesquisa foi criada da necessidade de se regulamentar as atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito da MEJC, de modo a atender as principais diretrizes da UFRN, no que tange ao seu papel formador junto à sociedade.

Tem por principais finalidades o planejamento, acompanhamento, avaliação e apoio das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFRN na MEJC/EBSERH, de forma integrada com a assistência à saúde contando com a parceria financeira e contratual do SUS.

A Gerência de Ensino e Pesquisa está intimamente ligada aos Programas de Pós-Graduação do CCS/UFRN, bem como às bases de pesquisas dos cursos de graduação, estabelecendo uma integração entre as áreas de desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. 

Dentro do âmbito da MEJC/EBSERH, compete à Gerência de Ensino e Pesquisa, a operacionalização e avaliação das ações anteriormente mencionadas, contribuindo de forma integralizada para o enriquecimento técnico-científico da comunidade acadêmica.

Para informações mais detalhadas sobre as atividades que a Gerência de Ensino e Pesquisa, leia o documento “Atribuições da Gerência de Ensino e Pesquisa”.

Para mais informações:

Maternidade Escola Januário Cicco
Av. Nilo Peçanha, 270 – Petrópolis, Natal-RN
Sala da Gerência de Ensino e Pesquisa
Telefone: +55 (084) 3342-5818

Profa. Dra. Maria da Conceição de Mesquita Cornetta
Gerente de Ensino e Pesquisa
E-mail: maria.cornetta@ebserh.gov.br

Secretaria da Gerência de Ensino e Pesquisa
E-mail: gep.mejc@ebserh.gov.br