Treinamentos Treinamentos

Nos meses de abril, maio e junho, a Maternidade Escola Januário Cicco, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh (MEJC-UFRN/Ebserh) promoveu capacitações para equipe assistencial no atendimento e manejo de pacientes com suspeita e/ou casos confirmados de Covid-19.

O processo de aperfeiçoamento realizado com o corpo técnico da área assistencial, teve como principal objetivo preparar os profissionais para casos que venham a surgir dentro da unidade, atendendo rigorosamente a todos os protocolos de segurança e consequentemente, permitir o desenvolvimento das atividades com mais autonomia.

O projeto contou com duas frentes de atuação, a primeira foi realizar treinamentos in-loco, onde foram abordados assuntos relacionados a higienização das mãos e ao uso dos EPIs, na segunda fase deu-se início a capacitação de Manejo Clínico de Pacientes com Covid-19, onde foram disponibilizadas três estações que simulavam às competências clínicas no momento de atuação do profissional, abordando temas sobre o Fluxo de Atendimento de Pacientes com Covid-19 e o Uso de EPIs; Manejo da Via Aérea da Paciente com Suspeita ou Confirmação da Covid-19 e Cuidados de Enfermagem ao Paciente com Covid-19.

Paralelo a isto, vídeos educativos foram produzidos em parceria com a Unidade de e-Saúde e a Assessoria de Comunicação e foram disponibilizados nas plataformas da MEJC para todos os colaboradores e público interessado.

Ao todo foram treinados 305 profissionais na primeira fase do projeto de capacitação e 494 no curso de Manejo Clínico de Pacientes com Covid-19.

Confira abaixo o mapa de participação das capacitações por especialidade: